Ano começa com aumento no imposto para móveis e carros

O ano começou com aumentos de impostos e de preços. O produto mais atingido é o automóvel. A elevação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é uma péssima notícia. O aumento será repassado e ao fim a conta será paga pelo consumidor.

A Associação Nacional dos Produtores de Veículos calcula que cada ponto percentual a mais na alíquota do IPI provoca um aumento de 1,1% no preço do carro. O aumento será feito em duas etapas: agora e em julho.

Nos automóveis até 1.0, a alíquota passa imediatamente de 2% para 3% e a partir de julho deverá voltar aos 7% que eram cobrados antes da redução. Para os carros de 1.0 a 2.0, o IPI sobe de 7% para 9% agora, e em julho vai para 11%, se ele for flex. Se for gasolina, passa de 8% para 10%, depois para 13%. Nos utilitários, a alíquota sobe de 2% para 3% e para 8% daqui seis meses.

O governo justifica o aumento dizendo que precisa arrecadar mais para por suas contas em ordem em 2014. Na tentativa de diminuir o impacto negativo nas vendas da indústria, não aumentou a alíquota de alguns itens: escaparam os caminhões e eletrodomésticos como geladeiras e máquinas de lavar.

No caso dos móveis, o governo promoveu um pequeno aumento de 0,5%. O IPI dos móveis ficou em 4%, os caminhões continuam com 0%, geladeiras e máquinas de lavar com 10% e tanquinhos, 5%.

A notícia da elevação do IPI dos carros foi acompanhada de outra também negativa: a GM, que fechou uma linha de montagem em São José dos Campos, São Paulo, mandou embora trabalhadores na véspera do réveillon.

No ano passado, o IPI reduzido conseguiu recuperar a produção de automóveis, que havia caído quase 2%, diz o economista Rogério César de Souza. “Deu resultado em 2013. Agora, a indústria automobilística vai ter de correr por outros lados, por outros caminhos pra tentar não ter um revés tão grande em 2014.”

Air bag
O aumento do IPI não foi a única mudança nos automóveis na virada do ano. Os freios abs – que impedem que as rodas travem nas freadas bruscas – e o air bag duplo – bolsa de ar que evita lesões em acidentes – passam a ser itens obrigatórios de fábrica.

Fonte: G1