30 anos Sindimam: Zanini de Zanine compartilha experiência em palestra sobre processo criativo e matéria prima acessível

O aniversário de 30 anos de fundação do Sindimam foi celebrado nesta quinta-feira, dia 18 de fevereiro, e contou com a presença do designer carioca Zanini de Zanine, que ministrou a palestra “Mobiliário – Percurso e relação do legado Zanine com o móvel sustentável”. O designer compartilhou a experiência profissional sobre processo criativo e matéria-prima acessível, advindas de material de demolição, descarte de desmatamento e peças que seriam encaminhadas ao lixo, para produção de mobiliário diferenciado. O estímulo, segundo Zanini de Zanine, foi originado pelo pai José Zanine Caldas, que utilizava materiais semelhantes para produção de móveis.

O designer carioca Zanini de Zanine, morou, por duas vezes, em Brasília/DF, ainda na infância, e revelou que a arquitetura moderna da Capital Federal serviu de inspiração para grande parte das peças produzidas, a exemplo da mesa de centro chamada mesa alvorada, inspirada nos traços do Palácio da Alvorada.

A bandeira da sustentabilidade é retratada em diversas peças de Zanini de Zanine. Entre elas, o palestrante apresentou a poltrona Moeda, feita com as sobras das chapas de confecção de moedas de dez centavos, fabricada em 2010, e um sofá feito de um tronco de árvore de descarte de desmatamento. Zanini de Zanine explicou que possui um laboratório de carpintaria na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde são usadas madeiras de demolição, como o ipê e a peroba.

Ao final da palestra, Zanini de Zanine abriu espaço para perguntas de empresários, marceneiros, montadores, arquitetos, auxiliares de montagem, ilustradores de móveis, designers de móveis, entre outros profissionais que integram o setor de madeira e móveis na Capital Federal.