Brasil Móveis tem edição protelada para 2015

Estagnação econômica e desaquecimento nas vendas que prejudicam desempenho do setor comprometeu participação de expositores na feira programada para agosto deste ano, em São Paulo

A Brasil Móveis – Feira Internacional que reuniria empresas do setor moveleiro para um encontro de negócios no Anhembi, em São Paulo, anunciou o adiamento da edição prevista para agosto deste ano. Uma nova data de realização do encontro deverá ser firmada para 2015. Entre os fatores que motivaram a protelação, o principal foi o cancelamento da participação de diversas empresas expositoras constatado nos últimos 60 dias. Do total de 18 mil metros quadrados que já estavam comercializados para 2013, a previsão de confirmados caiu para menos de 50% desse total, faltando pouco mais de um mês do início da feira.

O revês tem sido atribuído a um cenário macroeconômico de estagnação – sem previsão de crescimentos substanciais tanto a curto quanto a médio prazo. Diante desse contexto, muitas empresas foram obrigadas a rever suas projeções orçamentárias – recuando investimentos e postergando projetos em prol da redução de custos. Repensar a participação na Brasil Móveis foi a alternativa encontrada por muitos parceiros, conforme avaliação do presidente da Movergs, entidade promotora da feira, Ivo Cansan. “Essa situação enfraqueceria o encontro em atrativos para o visitante, representatividade e, consequentemente, retorno em geração de negócios. Avaliando criteriosamente essa situação, a Movergs convidou os expositores a repensarem a validade de investir na realização da Brasil Móveis neste ano. Junto com eles, discutimos as alternativas e, de forma conjunta, optamos pelo adiamento”, explica.

Esse recuo estratégico não sinaliza, em absoluto, a intenção da Movergs de se eximir da realização da feira em São Paulo. “A Associação iniciou, em 2010, uma batalha com o intuito de preservar os interesses da cadeia produtiva de madeira e móveis brasileira, assumindo, enquanto entidade, o oneroso desafio de conduzir a feira Brasil Móveis no rumo do sucesso. Com muito esforço, promoveu a edição de 2011 e compartilhou com o setor seus resultados positivos. Motivada pela ampliação desse êxito, trabalhou de forma incansável para a realização da Brasil Móveis 2013. Manteremos a mesma postura para a edição de 2015”, garante o presidente.

O entendimento de que a Brasil Móveis é importante vitrine para a divulgação dos diferenciais da indústria nacional permanece inabalado. De forma imediata, a Movergs dará continuidade às articulações em busca da realização da Brasil Móveis 2015 – de modo que a feira seja capaz de agregar todos os resultados positivos correspondentes ao seu potencial. Para isso, o diálogo com outros polos moveleiros, entidades e associações de diversas partes do país será retomado e intensificado. “A Associação reforça sua crença na validade da iniciativa e na importância de prospectar oportunidades de mercado na cidade que é um dos maiores centros de negócios da América Latina. Em seus mais de 25 anos de atuação, a MOVERGS jamais mediu esforços no intuito de buscar soluções coletivas junto aos parceiros e ao governo, bem como medidas a favor do desenvolvimento e crescimento da cadeia produtiva de madeira e móveis. Agora, mais uma vez, a entidade conclama que o associativismo seja efetivado na busca por resultados comuns. A responsabilidade pelo desenvolvimento do segmento é, sem dúvida, de todos que dele fazem parte”, aponta Cansan.

Projeto Comprador segue com programação confirmada

Atividade programada para ocorrer de forma complementar à programação da Brasil Móveis, o Projeto Comprador terá sua realização mantida, apesar do adiamento da feira. As rodadas de negócio continuam com agenda prevista para os dias 07 e 08 de agosto, em São Paulo. Tratativas com empresas nacionais e importadores estão em fase final de negociação para definir os participantes confirmados.

Em 2011 foram 150 reuniões com 15 importadores e 23 empresas nacionais, gerando US$ 2,3 milhões em expectativa de negócios. As rodadas são uma ferramenta importante para as indústrias que desejam mostrar seu potencial no mercado internacional e formar parcerias de comércio exterior. O Projeto Comprador é realizado através do Brazilian Furniture, com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil).

Outras informações sobre o Projeto podem ser obtidas pelo e-mail: projetocomprador@movergs.com.br

Fonte: http://conteudo.portalmoveleiro.com.br/visualiza-noticia.php?cdNoticia=24661