Cikel unifica unidades de produção de pisos de madeira

Empresa pretende aumentar em 50% sua produção

De acordo com sua atuação mercadológica, a Cikel decide unificar sua produção de pisos, integrando a fábrica de Pisos em Araucária (PR), com a unidade da empresa localizada em Belém (PA). As duas unidades são responsáveis pela fabricação de pisos de madeira nobre e abastecem o mercado nacional e internacional.

Segundo o presidente da empresa, Jose Pereiras Dias, essa decisão vem de encontro com a estratégia de melhorar a competitividade aumentando a escala de produção em uma única unidade. “Nossa meta para este ano é produzir 800 mil/m² nas nossas duas fábricas de pisos e para o próximo ano pretendemos ampliar em 50% essa produção em uma única fábrica”.

A empresa está investindo R$ 80 milhões no segmento de Madeiras, nas áreas de produção fabril e na extração de matérias-primas. “Queremos aumentar em cinco vezes nossa capacidade de produção atual de 200 mil m³ ao ano. Ampliando a produção de toras, resíduos e também de carvão, para o segmento de siderurgia.” Segundo o executivo, o investimento será financiado com recursos próprios da empresa, além de um aporte oriundo da agência francesa de desenvolvimento Proparco e do Banco da Amazônia.

O executivo ressalta ainda que a definição envolve também um forte esforço na centralização de custos administrativos, de logística e comercial. “Nossa intenção é agrupar as duas unidades para uma dinâmica empresarial mais eficiente.” Pereira explica ainda que devido à crise deflagrada na Europa e nos Estados Unidos, especialmente no segmento de madeiras, a empresa alinha a estratégia de vendas, reduzindo a participação no mercado externo e ampliando no mercado nacional.

A proposta da empresa é que a holding do Grupo Cikel e o CSC – Centro de Serviços Compartilhados continuem localizados na região de Curitiba. Além dessas unidades, a empresa também criará um Centro de Distribuição (CD), em Curitiba, com o intuito de manter estoque moderado de pisos para atender todo o Brasil. Para a mão-de-obra específica, a empresa vai auxiliar os empregados na recolocação em empresas locais.

A unidade de Belém, no Pará, é composta por 300 funcionários e, a partir da integração, vai ter a capacidade de produção ampliada para 1,2 milhão/m² de pisos nobres ao ano.

A empresa atua em três segmentos de negócios: madeiras, siderurgia e serviços de montagens industriais. Segundo o presidente, ainda este ano, a empresa vai reativar a produção de ferro gusa, na unidade de siderurgia, que possui uma planta localizada em Marabá (PA). “Nossa produção no ramo da siderurgia foi muito aquém da nossa capacidade produtiva devido à crise econômica mundial, deflagrada em 2008. Agora, estamos retornando com força total nesse segmento também”, destaca o executivo.

Sobre o Grupo Cikel

O Grupo Cikel é 100% brasileiro. No Brasil está presente em cinco estados: Pará, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No exterior possui duas subsidiárias, que atuam na distribuição de produtos de madeira, A Cikel América, nos EUA (Miami) e a Cikel Europa na Holanda (Netherlands). No Brasil a empresa conta com 2.500 funcionários diretos nos três segmentos que tem operações.

A área de Madeiras (floretas e indústrias) é certificada pelo FSC – Forest Stewardship Council por atender os principais requisitos de sustentabilidade e de responsabilidade social. Também conta com um avançado sistema de reflorestamento para a recuperação de áreas.

O Grupo Cikel administra mais de 400 mil hectares de florestas nativas na região Amazônica. Consciente da correta utilização dos recursos naturais, o grupo emprega processos de extração com técnicas de Exploração por Impacto Reduzido (RIL – Reduced Impact Logging). Esses processos foram implantados pela ONG americana IFT – Instituto Floresta Tropical, sendo estes também certificados pelo FSC – Forest Stewardship Council.

Fonte: Comunicare