Competitividade e inovação para a indústria de mobiliário são temas de roadshow

Bento Gonçalves, maior polo produtor de móveis do estado do Rio Grande do Sul, receberá no próximo dia 8 de outubro a terceira etapa do roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria do Mobiliário, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) como estratégia do Plano Brasil Maior, iniciativa do Governo Federal, para o setor.

O roadshow conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS) e Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs).

“A iniciativa é para aproximar as instituições integrantes do Conselho de Competitividade de Móveis da indústria brasileira. É uma oportunidade para ouvir os empresários regionais de modo que possamos realizar ações e estratégias que beneficiem o setor. O resultado dos últimos eventos já se mostra positivo, com novos mecanismos e instrumentos em vista para serem aplicados de acordo com a realidade dos distintos polos produtivos nacionais”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.

Programação
A programação inclui o detalhamento de projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis do Plano Brasil Maior, formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado que tem como objetivo estruturar iniciativas conjuntas para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo.

Integram a grade de palestrantes representantes da Apex-Brasil, Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do MDIC, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Além disso, serão apresentados os dois projetos de promoção comercial desenvolvidos por entidades setoriais em parceria com a Apex-Brasil: o “Orchestra Brasil”, com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (SINDMÓVEIS), focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis; e o “Brazilian Furniture”, com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM), voltado para a exportação de móveis.

Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre os programas de apoio apresentados.

Polo
O município de Bento Gonçalves é o maior produtor de móveis do estado do Rio Grande do Sul. O polo tem 1.032 empresas, correspondendo a 42,2% do total de empresas em atividades no estado e por 86,1% dos empregos diretos e indiretos do setor, de acordo com o Relatório Setorial da Indústria de Móveis. O estudo revelou também que, em 2012, o polo foi responsável por 90,8% do volume de peças produzidas no Rio Grande do Sul.

Com relação ao mercado externo, de janeiro a julho de 2013, as exportações do polo atingiram cerca de US$ 31,3 milhões, correspondendo a 28,2% das exportações de móveis do estado.

Brasil
No geral, em 2012, o setor brasileiro de móveis contabilizou 17,5 mil empresas, empregando cerca de 322 mil pessoas e produzindo 494,2 milhões de peças. As exportações totalizaram US$ 708,7 milhões.

As inscrições para o roadshow são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente no endereço: http://www2.apexbrasil.com.br/exportar-produtos-brasileiros/calendario-de-eventos/3-roadshow-de-competitividade-e-inovacao-para-a-industria-de-mobiliario–bento-goncalvesrs

Serviço:
Roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria de Mobiliário – Etapa Bento Gonçalves/RS
Data: 8 de outubro de 2013 – Horário: das 13h30 às 19h
Local: Auditório do Centro Tecnológico do Mobiliário SENAI (CETEMO) – Rua Presidente Costa e Silva, 571- Bairro Planalto – Bento Gonçalves/RS

Fonte: Portal Moveleiro