Skip to content

Confiança do consumidor aumenta pelo segundo mês consecutivo, informa CNI

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 1% em novembro sobre outubro, no segundo aumento consecutivo do índice, o que não acontecia há um ano. O INEC atingiu 111,8 pontos, informa a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta quarta-feira (27).

A CNI atribui o aumento do INEC este mês à melhora das expectativas do consumidor com relação tanto à inflação nos próximos seis meses quanto ao desemprego, O índice de expectativa de inflação aumentou 4,3% entre outubro e novembro, enquanto o índice de expectativa de desemprego cresceu 6,1% na mesma comparação. Ambos os índices crescem na medida em que se aumentam os percentuais de respostas otimistas dos consumidores.

Em comparação a novembro de 2012, contudo, houve recuo de 4,4% no INEC. “O novo aumento não é suficiente para levar a confiança do consumidor ao patamar registrado no início de 2013, antes da forte queda ocorrida em junho”, assinala a CNI.

DECLÍNIO – Com queda de 1,4% em novembro comparativamente ao mês anterior, o índice de compras de bens de maior valor nos próximos seis meses foi o único componente do INEC que registrou declínio. “Essa queda é explicada pelo aumento do endividamento no período recente, o que limita o financiamento, muito utilizado nesse tipo de aquisição”, justifica a CNI.

Segundo a pesquisa, entre outubro e novembro, não houve alteração significativa da expectativa do consumidor sobre a evolução de sua renda nos próximos seis meses, assim como manteve-se praticamente inalterada sua percepção acerca de sua situação financeira e endividamento. O índice de situação financeira se ampliou em 0,2% em novembro comparativamente a outubro; o de endividamento registrou aumento de 0,5% , e o índice de expectativa da renda pessoal subiu 0,2%.

Realizada mensalmente pelo Ibope Inteligência para a CNI, com abrangência nacional, a pesquisa INEC ouviu 2.002 pessoas entre 07 e 11 de novembro.

Fonte: Portal da Indústria

Posts Relacionados