Design estratégico é alternativa para desenvolvimento das empresas

A melhoria dos produtos que chegam ao mercado e a geração de empregos podem estar associadas à adoção do design como estratégia competitiva. É um modelo proposto pelo instituto Poli.Design, de Milão na Itália e que está sendo implantado numa empresa de Caçador, no meio Oeste de Santa Catarina.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre o SENAI e o Poli.Design. É um projeto que pode ser estendido a outras empresas do estado e do País. Uma das bases do modelo é a capacidade de atuar de maneira cooperativa. A recomendação é de Arianna Vignatti, professora e pesquisadora da Faculdade e do Instituto Politécnico de Milão, na Itália.

“A cooperação entre o Poli.Design e o SENAI teve origem na necessidade de transferir o modelo italiano de inovação para as empresas brasileiras, na adoção do design como estratégia competitiva. Sempre mais as empresas devem buscar a colaboração, o networking internacional. A parceria entre as duas instituições pode ser o canal privilegiado para ativar a cooperação e um modelo de inovação transnacional”, afirma Arriana.

A designer foi uma das palestrantes da Semana Internacional de Inovação e Competitividade, em Florianópolis. O evento reuniu em torno de 150 empresários catarinenses.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema FIESC