DF lidera inscrições no Desafio Sebrae

O Distrito Federal é a unidade da federação que mais registrou participantes no Desafio Sebrae Universitários 2011, desde esta quarta-feira, quando as inscrições tiveram início. Até agora, 241 jovens brasilienses se cadastraram no jogo. A expectativa é de que, até 11 de maio, o DF tenha cerca de 4 mil inscrições. Em todo o país, a meta é de 150 mil estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.desafio.sebrae.com.br. O valor é R$ 50 por equipe.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa gerida pelos próprios universitários. Com cinco etapas, três estaduais e duas nacionais, a competição deste ano tem o tema Veículos Sustentáveis. A ideia é que os jovens administrem empresas preocupadas com o desenvolvimento sustentável. Podem participar equipe de três a cinco pessoas e os alunos não precisam cursar a mesma graduação ou estudar em uma só instituição.

“O tema deste ano vai agradar os estudantes. É animador trabalhar com conceitos de preservação do meio ambiente. O sucesso desse jogo virtual é tão grande, que ele já é realizado em diversos países do mundo e, só na América Latina, mais de 840 mil estudantes já disputaram os prêmios”, conta o gerente de capacitação empresarial do Sebrae no DF, Ary Ferreira Júnior.

Segundo levantamento realizado pelo Sebrae, o DF tem cerca de 80 instituições de ensino superior e a intenção é mobilizar os estudantes de todas elas para a participação no Desafio. “Nós já entramos em contato com mais de 20 faculdades, mas qualquer uma que desejar pode nos solicitar uma visita para apresentação do jogo, pelo telefone 0800 570 0800”, explica o gerente.

O slogan da competição em 2011 é “A ideia é fazer a diferença”. Além do estímulo ao empreendedorismo, as oito equipes que chegarem a final nacional serão contempladas com IPads e bolsas de estudos on-line da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os vencedores da grande final ganharão ainda uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo.

Na última edição da disputa, a equipe Instrumentos do Prazer, formada por alunos da Universidade de Brasília (UnB), foi a primeira colocada na etapa distrital e representou Brasília na semifinal nacional, em Recife. Os universitários ganharam netbooks e a viagem para a capital pernambucana.

A gestora do jogo no Sebrae no DF, Cláudia Trindade, acredita que o Desafio auxilia não só no estímulo à atividade empresarial, como também no crescimento profissional, independente da carreira. “Temos vários casos de sucesso de participantes que hoje abriram seu próprio negócio. Esse conhecimento de gestão é essencial para o ingresso no mercado. Um médico, por exemplo, precisa estudar a gerência de sua clínica para manter seu consultório e conquistar mais pacientes. Além dos empresários, alguns concorrentes do torneio conseguiram destacar-se em entrevistas de emprego após participar da competição”, conclui Cláudia.

Serviço:

Desafio Sebrae 2011

Inscrições de 06 de abril a 11 de maio
Preço: R$ 50 por equipe
Mais informações no site www.desafio.sebrae.com.br
Facebook: facebook.com/DesafioSebrae2011
Twitter: @desafiosebrae