Dinâmica em grupo integra o encerramento do 3º Treinamento Procompi 2012

Treinamento SindimamFoi encerrado no dia 13/09, o 3º Treinamento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procompi 2012. O treinamento direcionado ao setor moveleiro associado ao Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF – Sindimam – foi iniciado em primeira etapa nos dias 04 e 05/09 e obteve continuidade nos dias 11, 12 e 13/09, na segunda etapa, sob o título “Adequação do Processo Produtivo com ferramentas do Lean Manufacturing”.

O Treinamento foi idealizado em parceria entre o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Distrito Federal – Sebrae/DF; a Confederação Nacional da Indústria – CNI; a Federação das Indústrias do DF – FIBRA e o Sindimam.

Na segunda etapa do Treinamento, o palestrante José Adriano Festa, Consultor credenciado do Sebrae-DF, focou na construção do fluxo de valor da empresa para que os profissionais presentes possam identificar as perdas reais e individuais de cada empresa, para a partir daí elaborar um plano de melhoria e desenvolver uma melhoria continua nos processos. “Com o 3º Treinamento Procompi, em curto prazo, foi possível identificar, em consenso, a dificuldade de locomoção das peças e armazenamento de materiais. Em médio prazo, teremos a readequação do fluxo de layout do processo de produção, para assim, em longo prazo desenvolver um grupo que garanta a melhoria continua dentro da empresa”, explica.

A associada ao Sindimam, Sandra Costa, da Empresa Kabala Móveis, afirma que o treinamento fará a diferença no processo de produção da Empresa. “No meu caso em específico, comecei a trabalhar com meu pai e tudo o que aprendi foi na prática e por meio do Treinamento Procompi foi possível identificar muitos erros que poderão ser evitados daqui para frente. Construiremos uma nova metodologia de trabalho após esse treinamento, até porque dois profissionais também estão participando para estimular o trabalho”, afirma Sandra.

Opinião compartilhada também o empresário Juarez Muniz de Souza, da fábrica JM de Souza. “Entre os principais pontos abordados no 3º Treinamento Procompi, adequarei na empresa as dicas práticas no que corresponde ao armazenamento de peças. Todas as orientações são muito ricas para aplicar no cotidiano profissional”, garante Souza.

Fonte: Michelle Rocha Calazans / Assessoria de comunicação do Sindimam