Diretoria do Sindimam representa setor moveleiro no lançamento do Selo “Indústria Brasília”

altA Diretoria do Sindimam participou, no dia 23 de junho, do lançamento do Selo “Indústria Brasília”, para fortalecer a indústria moveleira do Distrito Federal. Na íntegra, o selo foi criado para que o consumidor possa identificar, logo na embalagem, que a mercadoria foi produzida no DF e que possa optar pelo produto candango, fomentando assim a economia da Capital Federal. O Sindimam esteve representado pelo Presidente, Daniel Borges Gomes, pelo Vice-Presidente, Ricardo Gonçalves de Oliveira e os Diretores, Ivana Fechina Gomes de Oliveira e Luciano Oliveira Salvador.

As entidades ainda não definiram os critérios para obtenção do selo, mas os representantes da Federação das Indústrias do DF (Fibra) e do Sebrae adiantaram que a qualidade e a produção em terreno distrital serão prioridades. Empresas com sede em outros estados, mas com plantas dentro do território do DF também poderão receber a certificação.

altSegundo o presidente da Fibra, Jamal Jorge Bittar, este é um marco para a restruturação e reposicionamento da indústria do DF e irá começar pelas empresas que já adotaram a capital do país como inspiração. “Aqui tem uma riqueza de produtos, que eventualmente não são conhecidos como de Brasília ou de qualidade. De imediato, esta será uma campanha para mostrar à população que aqui tem produtos internos que ela conhece e gosta, mas que não sabe que é produzido aqui”, explica.

Jamal ressalta, ainda, que o selo é uma resposta imediatista às demandas do setor industrial brasiliense, que possui mais de 5,6 mil unidades, empregando cerca de 100 mil pessoas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Diretor superintendente do Sebrae no DF, Antônio Valdir Oliveira filho, lembra que a maior parte destes empreendimentos industrias locais são de micro e pequeno porte e se adequam ao escopo do Sebrae no DF.

O Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, destacou que o Selo Indústria Brasília pretende alavancar os setores de serviço e comércio aliados à indústria, como o setor moveleiro, trazendo um desenvolvimento estruturado para a capital do País. “A indústria do Distrito Federal é atuante, mas não é reconhecida como deveria. Essa iniciativa da Fibra, aliada ao Governo do Distrito Federal pode mudar essa realidade, pois é o GDF que vai proporcionar o espalho e incentivo necessários. Nesse sentido, a Casa da Indústria, proposta pelo Sindimam, será o primeiro lançamento, que trará o selo da Indústria no setor moveleiro, com previsão de apoio da Fibra, do Sebrae e do GDF”, afirmou.

Em setembro, o corpo técnico da Fibra e do Sebrae terão acesso à pesquisa: Perfil da Indústria de Brasília, lançada em parceria com a Companhia de Planejamento do DF (Codeplan). A partir disso, será traçado o perfil e as regras para que as empresas possam estampar em seus produtos a marca. Os primeiros impactos da iniciativa devem ser colhidos efetivamente na Semana da Indústria do próximo ano, com a 1ª Mostra da Indústria de Brasília.