Evento mais importante para Indústria Madeireira do Mundo é lançado em Curitiba

De 06 a 10 de maio de 2013 acontece a maior feira para a madeira e a indústria madeireira do mundo: a LIGNA. O evento, que acontece em Hannover, na Alemanha, é o palco mundial do setor, e atraiu em sua última edição 90.000 visitantes profissionais, sendo 40% internacionais.

O evento é multisetorial e abrange os mais importantes temas envolvendo madeira, indústria florestal, tecnologia, serraria, bioenergia, indústria de móveis e artesanato.

Para 2013 acreditamos repetir esses números, com as novas exposições e os novos setores na área de exposição, que estão despertando muito o interesse das indústrias“, explica Brena Bäumle, Diretora da Hannover Fairs do Brasil, empresa representante no Brasil da Deutsche Messe AG a promotora da feira. Ainda segundo ela, no evento há uma série de oportunidades para as empresas brasileiras buscarem parcerias e trocar tecnologias. O mundo todo está muito interessado no Brasil e as empresas precisam aproveitar esse momento.

O lançamento da feira para a imprensa, empresas e indústrias brasileiras acontece no dia 21 de novembro, em Curitiba, Paraná. Segundo a Hannover Fairs do Brasil, a escolha do local se deu devido à grande quantidade de brasileiros oriundos do Sul que participam tradicionalmente da LIGNA.

A feira acontece a cada dois anos, sempre na cidade de Hannover. Há uma forte cobertura de imprensa especializada, na última edição 700 jornalistas de 43 países visitaram a feira.

Edição 2013 valoriza a ARTE

Durante todos os dias, a Ligna também vai destacar a arte em madeira. Com o tema “Wonders in Wood“, acontece no pavilhão central do evento uma exposição comercial de jovens artistas e empresas que usam a madeira como seu meio artístico.

A feira vai contar também com uma apresentação exclusiva da Young at Art trazendo um concurso mundial de talentos, que vai ser organizado pela Deutsche Messe AG, em parceria com a escola estadual de Bad Kissingen e com as associações alemãs Wood Turners e Wooden Toy Craftsmen.

O objetivo da LIGNA Young at Art, exposição iniciada na edição de 2010, é de mostrar os destaques do uso artístico da Madeira e fornecer suporte para jovens artistas, com o tema Wood turning e craftspeople.

Destacando o trabalho em madeira de jovens artistas os organizadores e apoiadores da LIGNA buscam chamar atenção para o tema e abrir espaço para o diálogo em torno desse material, explica Brena Bäumle.

Sobre a Ligna

A Ligna é uma feira profissional que acontece a cada 2 anos na cidade de Hannover. A última edição em 2011 contou com 1.765 expositores, vindos de 52 países. Desses, mais da metade eram empresas vindas de fora da Alemanha, dos seguintes países (por ordem crescente): Italia, Austria, Espanha, China, Suiça, Dinamarca, Turquia, Suécia e Holanda.

Com 1 milhão de m² o Centro de Feiras de Hannover é o maior e mais completo do mundo. A Ligna ocupou 13 halls, mais o espaço livre de demonstração de máquinas. 130.000 m² foi a área vendida para estandes. Reuniu mais de 700 jornalistas de 43 países em uma ampla cobertura diária on-line do evento.

A Ligna 2011 atraiu ainda 90.000 visitantes oriundos de 90 países. Desses, os participantes estrangeiros representaram mais de um terço do total.

Mais uma vez, em 2013, a Ligna irá proporcionar aos seus expositores a oportunidades de abrir novos mercados, acompanhar os lançamentos mundiais, cultivar sua base de clientes e gerar novos negócios. A próxima edição acontecerá de 6 a 7 maio 2013, com uma ampla gama de avanços, inovações e tendências emergentes nas indústrias da madeira e florestal.

Fonte: No Ar Comunicação