Feira apresentará opções para quem quer decorar a casa de forma sustentável

Móveis, acabamentos e objetos de decoração, todos feitos com produtos ambientalmente corretos são algumas das atrações da IV Brasil Certificado.

Acontece de 07 a 09 de abril, no Centro de Eventos São Luis, em São Paulo (SP), a IV Brasil Certificado, feira que reúne empresas, produtores e produtos ambientalmente corretos e socialmente justos. Móveis feitos de madeira certificada e pisos sustentáveis são algumas das atrações para arquitetos, decoradores ou simplesmente consumidores interessados em ter e usar produtos com o chamado selo verde.

É o caso das mesas e bancos da Tora Brasil (http://www.torabrasil.com.br/), que pela segunda vez leva para a Brasil Certificado pequena mostra do trabalho que é uma referência no segmento de luxo e decoração de alto padrão. São peças artesanais exclusivas, feitas em madeira como pau santo (Kielmeyera spp), ipê, pequiá e muiracatiara, e que combinam design com o respeito à forma original e à preocupação ambiental, social e cultural. Como resultado desse cuidado, a Tora Brasil conquistou o selo FSC (Forest Stewardship Council), garantia de que a matéria-prima utilizada provém de áreas de manejo florestal. O processo de fabricação também se preocupa com a mínima emissão de carbono e gasto de energia elétrica.

Quem for à IV Brasil Certificado também vai conhecer soluções ambientalmente corretas que podem ser adotadas já na construção. A Espaço Madeira (http://www.espacodamadeira.com.br/), por exemplo, que há há três anos comercializa produtos certificados, vai mostrar pisos, chapas (compensadas refinadas, plastificadas e resinadas), assoalhos em geral, portas internas e externas, das mais variadas espécies de madeira de Pinus e tropical, todas certifcadas. Já a Ecofolhas Comércio de Madeiras e Ferragens Ltda. (www.ecofolhas.com.br), que participa da IV Brasil Certificado pela primeira vez, mas fabrica lâminas de madeira há vinte anos, vai aproveitar a Feira para mostrar suas lâminas ecológicas e mobilizar o público sobre a importância de adotar materiais 100% certificados, que ajudam na preservação das florestas brasileiras.

A Braslumber Indústria de Molduras Ltda. e a Braspine Madeiras (http://www.braslumber.com.br/produtos/default.asp), por sua vez, apostam na madeira de Pinus como opção ao acabamento em gesso. Participando da Brasil Certificado pela quarta vez, as empresas mostram que a instalação de molduras e rodapés em madeira faz menos sujeira e exige menos água e produtos químicos para a limpeza do ambiente. Além de molduras e rodapés em madeira – que ainda são mais resistentes do que o gesso – as empresas apresentam uma extensa linha de produtos, todos produzidos com matéria-prima extraída de acordo com as normas ambientais.

Além da Tora Brasil, Espaço Madeira, Ecofolhas, Braslumber e Braspine, outras 35 empresas participam da IV Brasil Certificado, feira promovida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em parceria com Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, FSC Internacional e Rede de Agricultura Sustentável (RAS), e organizada pela WR São Paulo, Feiras e Congressos, a IV Brasil.

Ao lado da exposição de produtos florestais e agrícolas certificados, a IV Brasil Certificado irá promover fóruns de discussão sobre o mercado da certificação no Brasil e no mundo. A proposta é ser um espaço para os representantes da cadeia produtiva florestal mostrarem como é possível transformar matéria-prima proveniente de florestas certificadas em produtos de consumo consciente, entre outros assuntos. Para mais informações sobre a IV Brasil Certificado e para saber mais sobre as edições anteriores do evento, visite o site www.brasilcertificado.com.br.

Fonte: Rosa Arrais Comunicação, Neizi Magalhães