Skip to content

Fiq 2010 estimula inovações

Expositores investiram em tecnologia para mostrarem diferenciais no Projeto de Inovação da Industria Moveleira

Na área da inovação e da sustentabilidade, a quarta edição do PIIM (Projeto de Inovação da Indústria Moveleira) será um palco para uma mostra dos principais produtos inovadores trazidos pelos expositores da FIQ, selecionados nos setores de equipamentos, tecidos, acessórios, componentes, matérias-primas, tintas e vernizes. Estarão expostos 33 protótipos. O principal objetivo do PIIM é dar visibilidade aos produtos inovadores das indústrias expositoras que atendam aos critérios de viabilidade sócio-ambiental, aumento de produtividade com a inovação, melhoria da apresentação final do produto e redução de custos de produção, logística e montagem.

A fabricante de tintas Imagraf, de Arapongas/PR, apresentará sua inovação na área de seladores, utilizados no preparo da madeira para receber a tinta. De acordo com o representante comercial, Lucas Biancardi Maciel, o novo produto foi desenvolvido para neutralizar as diferenças de tonalidades das chapas de madeira utilizadas pela indústria moveleira. “A Imagraf desenvolveu um selador na cor cinza que permite equalizar as diferenças de tonalidades apresentadas pelas chapas. Após a sua aplicação, a pintura, que vem na sequência, fica muito mais uniforme. Já testamos a aceitação do produto entre nossos clientes e colhemos bons resultados. Agora, aproveitaremos a FIQ para divulgar irrestritamente nossa recente descoberta”, comenta.

Para a fabricante de tintas e vernizes, Adex, também de Arapongas/PR, o PIIM será o espaço ideal para demonstrar a qualidade das tintas prime nas linhas branca e preta. Conforme explicou o gerente de desenvolvimento, Wilson Souza Franco, os produtos são 100% sólidos, ou seja, não permitem sua evaporação durante a aplicação e apresentam melhorias no acabamento da peça ao preencher por completo os poros da madeira. “Vamos levar duas peças com aplicações do prime na linha branca e na preta, onde poderá ser evidenciado o alto brilho e a resistência conferida ao material”, adianta.

Focada no desenvolvimento de soluções para madeira, a Sayerlack, com sede em São Paulo, levará para o PIIM peças com aplicação de tintas que possuem proteção antimicrobiana e efeito visual de alto brilho, também conhecido por high gloss. A tecnologia de proteção contra micróbios foi desenvolvida para manter-se ativa durante toda a vida útil do móvel. Sua utilização é mais requisitada para mobiliários infantis, de cozinha, banheiro ou de jardim. Já o alto brilho é uma tendência observada nos produtos elaborados pelo setor e busca imprimir um ar mais sofisticado às superfícies onde é aplicado, ficando próximo do efeito de espelhamento.

A empresa gaúcha Artecola vai participar com o revestimento da linha Ecofibra que é bastante requisitado para revestir paredes, móveis e até mesmo servir como divisória de ambientes. Segundo a assessora de imprensa, Adriane Costa, o material leva em sua composição partículas biodegradáveis e um terço de fibras vegetais oriundas da cana de açúcar. “Esse material é um exemplo de sustentabilidade pois em sua composição foi reduzida a utilização de materiais petroquímicos como o plástico, substituindo-os pelos resíduos da indústria sucroalcooleira”, avalia Adriane. O revestimento apresentado foi amplamente premiado no ano passado por empresas que elegem os produtos benéficos ao meio ambiente como o Jornal Valor Econômico e a Revista Casa Cláudia.

Contando com 40 anos no mercado de componentes e acessórios para a indústria moveleira, a Jomarca, de Guarulhos, levará para o PIIM um kit completo de ferragens para móveis contendo parafusos, dobradiças, corrediças, colas plásticas e quebradiças, conforme relatos da gerente de vendas, Rose Radichi. “Oferecemos a oportunidade ao cliente de optar pelos materiais que precisa no seu kit, tanto em termos de quantidade como de tamanhos. Dessa forma, adaptamos o nosso kit às necessidades exclusivas de cada cliente”, comenta.

Atentos às mudanças do mercado moveleiro, a fabricante catarinense de componentes e acessórios SP Plast mostrará o sistema de portas de correr feito em plástico e que é adaptado para portas simples ou duplas de vidro, chapas finas de compensado ou mesmo acrílico. Segundo o gerente geral, Jean Carlos Brüske, o componente atende às inovações no design de móveis que substituíram as portas tradicionais pelas deslizantes.

A fabricante de mantas protetoras sediada em Apucarana, Nova Manta, exporá a manta desenvolvida com polietileno, usada para proteção de peças componentes dos móveis. “Nosso material é obtido mediante a expansão do polietileno e serve como protetor para acomodar as peças dentro das caixas. Sua aceitação é ampla na indústria moveleira, sendo que a grande maioria opta por esse tipo de manta para proteger suas peças”, afirmou Ailton Rizo Borges, proprietário.

A tecnologia italiana aliada à produção nacional permitiu à especialista catarinense em soluções para máquinas e matérias-primas, Ineo, produzir uma máquina para aplicação de até 12 percintas elásticas de uma única vez. “Hoje no mercado encontramos disponível apenas as que esticam até oito percintas. Nossa máquina garante maior agilidade ao processo industrial de fabricação de estofados”, explica o gerente comercial Edimar Vicente da Silva. As percintas elásticas são utilizadas para dar sustentação à espuma aplicada em estofados, garantindo a qualidade do encosto e do assento dos móveis.

A fabricante de portas de alumínio Metalle, de Arapongas, marcará presença no PIIM reproduzindo um dormitório infantil. “Será possível ver o uso das portas de alumínio já instaladas no ambiente projetado. A combinação do alumínio com o vidro que leva toques ilustrativos dá um tom moderno ao ambiente”, descreve César Carnavelle, proprietário. Uma das vantagens do uso do alumínio em móveis, segundo César, é a durabilidade do material que não exige manutenção.

Há quase vinte anos atuando no desenvolvimento de acessórios em plástico, a fabricante de Arapongas, Starplast, apresentará o puxador que leva um material novo em sua linha de produção: o alumínio. “Trabalhamos com design exclusivo e que permite adaptar o puxador para racks, estantes, armários de cozinha, entre outros”, adiantou o contador Wander Roberto dos Santos.

A empresa têxtil norte-americana, que possui fábrica na China e distribuição no Brasil há dois anos e meio, Microflock, lançará no PIIM a linha de tecidos para estofados Crush Velvet Collection. “Vamos aproveitar nossa participação na FIQ para mostrar aos fabricantes do setor o alto padrão da nova linha”, evidenciou o agente de importação, Murilo Blasi Duarte. O material, composto por poliéster se diferencia dos atuais no mercado por apresentar uma textura semelhante a de um tecido amassado.

Especializada na fabricação de perfis – material utilizado para dar acabamento a móveis em geral, como cadeiras, mesas e dormitórios – a empresa de Guarulhos, Quality, exporá cerca de 30 modelos diferenciados de perfis no PIIM. “Vamos levar perfis flexíveis fabricados em PVC, já que a sua utilização é amplamente requisitada pela indústria moveleira”, alegou o gerente comercial, Paulo Roberto Fernandes.

O Grupo paulista Cipatex, que possui dentre a gama de produtos fabricados revestimentos sintéticos, estará presente no PIIM com lançamentos de revestimentos próprios para estofados residenciais e de escritório que possuem 11 opções de cores diferenciadas. Outro lançamento da empresa será a linha Flores do Campo e Orquídeas, que imprime nos materiais estampas com inspirações na flora brasileira. A empresa ainda apresentará a linha de laminados rígidos e semi-rígidos feitos em PVC e que são destinados ao recobrimento de móveis de cozinha, dormitórios e estantes. Os materiais reproduzem estampas de elementos naturais como bambus.

A fabricante do interior de São Paulo, Textil J. Serrano, exporá no PIIM tecidos diferenciados para revestimento de estofados e de colchões. Contando com 60 anos de atuação no mercado, a J. Serrano aplica alta tecnologia na produção de seus tecidos e oferece uma grande gama de cores para atender aos mais diversos gostos dos clientes.

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil – ABIT, que representará 19 fabricantes, levará para o PIIM 36 amostras de tecidos desenvolvidos especialmente para atender o mercado moveleiro, inspirados nos lançamentos europeus. A concepção dos materiais atendeu à tendência atual que alia conforto com sustentabilidade. A grande maioria dos exemplares leva em sua trama fios de seda, linho ou fibra de bambu. A variedade inclui estampas, listras e cores únicas, oferecendo várias opções aos fabricantes de estofados.

 

Fonte: Cláudia Romariz

Posts Relacionados