Governador assina regulamentação do programa IDEAS Industrial

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou na manhã de hoje (27/8) o decreto que regulamenta a lei criadora do “Financiamento Industrial para o Desenvolvimento Econômico de Atividades Sustentáveis”, o IDEAS Industrial. A assinatura aconteceu no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

O IDEAS Industrial tem por objetivo promover o desenvolvimento econômico de atividades sustentáveis do Distrito Federal, por meio da ampliação da capacidade da economia local na produção e distribuição de bens e serviços na geração de emprego e renda, com foco no setor industrial.

Poderão se beneficiar com recursos do programa, empresas que desenvolvam atividades nos setores de indústria e logística. Com taxa de juros de 1,2% ao ano, o IDEAS Industrial concederá financiamento a projetos destinado a instalações, capital de giro e produção. O limite do financiamento será de até 13% do faturamento bruto mensal da empresa solicitante, com pagamento que pode estender-se a 360 meses.

“Estão disponíveis imediatamente para este ano R$ 40 milhões, mas existem novos fluxos financeiros que devem ser incorporados a essa conta”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Econômico DF, Gutemberg Uchôa. Os financiamentos serão divididos em dois níveis: projetos de até R$ 1 milhão e de projetos com valores superiores a esse, com recursos vindos do Fundo de Desenvolvimento do Distrito Federal (Fundefe) e gerenciados pelo BRB.

Para o pagamento das parcelas, deverão ser depositados, mensalmente, no BRB, 10% do valor liberado, em caução de títulos de emissão do próprio banco, que pode ser substituída por garantia hipotecária de, no mínimo, 125% do valor do financiamento concedido.

O presidente da Fibra, Antônio Rocha, frisou a importância da assinatura da regulamentação do IDEAS Industrial como um marco no desenvolvimento do Distrito Federal, com um conjunto de ações que foram pensadas especificamente para a indústria local. “O IDEAS Industrial garante segurança jurídica ao empresário, abrindo portas para novos investimentos industriais no DF e cria condições crescimento da participação da indústria no PIB local, promovendo no futuro aumento no nível de emprego e de desenvolvimento da região”, reiterou Rocha.

Compareceram também ao evento o vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, Tadeu secretários de Fazenda, Adonias Santiago, e de Assuntos Estratégicos, Newton Lins; o presidente do BRB, Paulo Evangelista, além de outras autoridades.

Pontos fundamentais

O programa IDEAS Industrial tem alguns pontos fundamentais em seu texto:

– O IDEAS é segmentado, atendendo especificamente as necessidades da indústria do Distrito Federal. Os demais ramos do setor produtivo, como os setores de comércio e serviços, têm demandas diferentes das da indústria, fazendo com que programas de tratamento unificado não reflitam na indústria os efeitos esperados;

– Os projetos de implantação terão o Projeto de Viabilidade Técnico-Econômico-Financeira avaliado pelo Conselho de Gestão para o Financiamento ao Desenvolvimento Econômico e Sustentável. Este conselho fará a análise das vocações, das prioridades e dos fatores estratégicos para concessão de financiamento na modalidade de fomento. Esta avaliação é fundamental para construção de uma cadeia produtiva que se sustente, com diversos braços dela instalados no DF;

– Os financiamentos serão autorizados por meio de resolução específica, e serão destinados a projetos de instalação de novas plantas; capital de giro; produção; importação de matérias-primas, equipamentos e produtos semielaborados ou intermediários.

Fonte:http://www.sistemafibra.org.br/fibra/sala-de-imprensa/noticias/773-governador-agnelo-assinou-hoje-decreto-regulamentador-do-ideas-industrial