Governador eleito visita a federação do Distrito Federal

Dirigentes da Federação das Indústrias do Distrito Federal (FIBRA) e empresários reuniram-se na semana passada com o governador eleito Agnelo Queiroz
(PT) para apresentar propostas de desenvolvimento do setor industrial. O encontro ocorreu na sede da instituição. As proposições fazem parte de uma agenda para ampliar a competitividade da produção local e sua finalidade é elevar a participação da indústria no PIB do Distrito Federal de 10% para 14,1% até 2015.

A iniciativa, de acordo com o presidente da FIBRA, Antônio Rocha, serve para dar início à agenda de fortalecimento da competitividade da indústria. Ele transmitiu confiança aos empresários e não descartou a importância de cada setor industrial, com suas prioridades, reivindicar ações específicas. As proposições apresentadas englobam três eixos: sugerem a criação de um programa específico de desenvolvimento industrial e a adoção de ações em infraestrutura e investimento público.

Essas propostas consolidam vários documentos e estudos produzidos pela FIBRA em 2010 e em anos anteriores. Os três principais são a Agenda Legislativa, a Carta da Indústria e o Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial. Muitas já haviam sido apresentadas ao governador eleito durante o período eleitoral, em debate realizado pela FIBRA.

Agnelo Queiroz demonstrou total aceitação das propostas. “Essa é a vez do Distrito Federal fazer o seu dever de casa. Quero construir um modelo conjunto com a FIBRA e empresários”, disse. Ele também prometeu dar atenção especial aos recursos humanos por meio da capacitação da mão de obra. Queiroz acredita que o Distrito Federal alcançará um PIB industrial de 14% antes de 2015.

Fonte: CNI