Indústria pode economizar até R$ 85 bi no consumo de energia, diz CNI

Um estudo produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 13 setores industriais poderiam economizar até R$ 85 bilhões entre 2010 e 2030 com a conta de energia elétrica. Para isso, teriam que promover um pequeno corte de 6,4% no consumo de energia nos próximos 20 anos.

A CNI, no entanto, ressaltou que há potencial técnico para redução de até 25,7% no consumo. “Esse potencial máximo seria atingido se a indústria operasse em um ambiente com condições ideais. Ou seja, usando a tecnologia de ponta disponível na conservação de energia, com acesso a crédito facilitado, pessoal qualificado e oferta adequada das fontes energéticas”, afirmou a entidade.

Durante estes 20 anos também haveria uma economia acumulada de 9,2 milhões de Toneladas Equivalentes de Petróleo (TEP – unidade que permite somar várias fontes de energia, como elétrica, gás natural, combustíveis). A queda no consumo de energia, por sua vez, levaria o país a deixar de emitir 239 milhões de toneladas de gás carbônico.

Ao realizar o estudo, a CNI levou em consideração 217 projetos de eficiência energética de 13 setores da indústria. Atualmente, o setor responde por 37,2% da energia gasta no Brasil.
De acordo com Rodrigo Garcia, analista de políticas industriais da CNI, as estimativas dos benefícios da redução do consumo se baseiam na premissa de que a economia brasileira crescerá a uma média de 4,5% ao ano até 2030 e de que os preços das fontes de energia serão corrigidos de acordo com as previsões do governo.
Fonte: Portal o globo