Inscrições para o Prêmio Nacional de Inovação 2013 terminam dia 31 de outubro

As empresas de todo o Brasil têm até o dia 31 de outubro para participar do Prêmio Nacional de Inovação 2013. As inscrições devem ser feitas apenas no site do Prêmio. Os vencedores podem concorrer a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação, além da participação em missão técnica internacional e cursos de educação executiva.

Rodrigo Teixeira, gerente de Promoção de Inovação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), afirma que o prêmio é um reconhecimento dos programas de inovação bem sucedidos. “Além de fortalecer a inovação nas grandes empresas, o Prêmio também quer incentivar as micro, pequenas e médias. Porque a empresa que não inova perde competitividade. E não existe país forte sem uma indústria forte”, afirma.

A disputa pelo Prêmio Nacional de Inovação tem ficado cada vez mais acirrada. Em 2011, por exemplo, foram 427 inscrições. No ano passado esse número chegou a 981 inscritos. Aumento de 129%.

Em entrevista ao Portal da Indústria, Teixeira ressaltou que o Prêmio beneficia todos os participantes, já que os inscritos recebem consultorias especializadas.

CATEGORIAS – O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizado pela CNI e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tem o apoio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Empresas de micro, pequeno, médio e grande porte podem disputar em quatro categorias:

Gestão da Inovação – busca reconhecer métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores.

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento dos níveis de competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Apenas os vencedores na categoria Gestão da Inovação poderão concorrer aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI. Acesse o regulamento completo.

Fonte: Portal da Indústria