Microempreendedor individual precisa declarar faturamento anual

altOs microempreendedores individuais (MEI) que se formalizaram até dezembro de 2014 devem ficar atentos neste início de ano. Os que estão enquadrados nessa categoria jurídica já podem enviar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-Simei) à Receita Federal. Gratuita e obrigatória, a declaração está disponível no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br) ou diretamente no site do Simples Nacional (http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/). Somente no Rio Grande do Norte, mais de 62,5 mil negócios terão de prestar contas das receitas obtidas nos últimos doze meses.

A declaração é importante porque resguarda os benefícios da formalização, como aposentadoria e salário-maternidade. No documento, os MEI devem apresentar o faturamento registrado pela empresa em 2014, além de informar se houve contratação de funcionário. Outra informação importante a ser fornecida nesta declaração é a descrição da despesa, ou seja, o que ele comprou e de quem ele comprou ao longo dos 12 meses para mero acompanhamento da Receita Federal.

Apesar de o prazo legal para a entrega do documento só terminar em 31 de maio, sem a possibilidade de prorrogação, é importante que o MEI realize a sua declaração com antecedência, pois os boletos mensais de 2015 apenas serão gerados após a entrega da DASN-Simei, além de evitar o pagamento de juros e multas.

Ao fazer a declaração pelo site do Simples, basta acessar o endereço, clicar na opção DASN-SIMEI e preencher o campo com o número do CNPJ. Na declaração, o empreendedor deve apresentar um relatório com o valor do faturamento da empresa (para vendas com ou sem nota fiscal), a receita bruta até dezembro deste ano e informar se teve funcionário registrado.

Auxílio

Quem precisar de ajuda pode procurar a sede do Sebrae, em Natal, ou os escritórios regionais nas cidades de Assú, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz, que atendem as cidades polos e regiões. Apenas nesses primeiros 14 dias, 246 microempreendedores enviaram a declaração com ajuda da equipe técnica do Sebrae em Natal.

O MEI também deve estar atento a mudanças no salário mínimo. O valor do boleto varia de ano para ano, porque o cálculo referente à contribuição previdenciária é de 5% do salário mínimo vigente para todas as atividades. Além do valor reajustado, o empreendedor deverá pagar, ao mês, R$ 5 de ISS, caso seja do setor de serviços, ou R$ 1 de ICMS, se atuar nos ramos do comércio e da indústria.

Outro ponto de atenção deve ser o enquadramento como MEI. Permanecem na modalidade de pagamento de imposto fixo, o Simei, os registrados em 2014 que faturaram um total de até R$ 60 mil no ano ou um proporcional de R$ 5 mil por mês em que esteve formalizado. Caso o empreendedor tenha ultrapassado o limite permitido, deverá solicitar o desenquadramento do Simei e optar pela modalidade do Simples Nacional, que tem o período de adesão disponível de 2 a 31 de janeiro, no site da Receita Federal.

Fonte: Portal Sebrae de Notícias