Mulheres substituem homens na indústria de móveis

A falta de mão de obra especializada tem sido um dos principais gargalos para o crescimento da indústria brasileira de móveis. A alternativa encontrada pelo setor foi a contratação de mulheres para cargos antes tradicionalmente ocupados por homens, como marceneiro, pintor e operador de máquinas.

“Os jovens, em geral, não querem trabalhar na indústria de móveis, preferem informática ou mecânica. A mão de obra feminina tem sido uma alternativa e vem crescendo muito”, afirma José Luiz Diaz Fernandez, presidente da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário).

Segundo ele, as empresas têm até mesmo preferido a contratação de mulheres por considerá-las mais estáveis. “Elas faltam menos no emprego do que os homens, são responsáveis e não chegam atrasadas”, diz.

A Demóbile Móveis, com sede em Arapongas (PR), tem atualmente 207 mulheres no quadro de funcionários que totaliza 600, ou 34,5%. “Há dois anos, essa proporção era menor, de 20%. Além disso, elas trabalhavam em cargos não ligados à produção. Isso mudou e a tendência é de o percentual evolua ainda mais nos próximos anos”, afirma a diretora industrial Denise Martinez.

De acordo com a executiva, a ideia de contratar mão de obra feminina veio da necessidade. “Tínhamos que aumentar a produção, mas não havia funcionários suficientes para isso.”

Na indústria Inusitá, também em Arapongas (PR), o mesmo ocorreu. “Inicialmente, fazíamos a contratação somente para a área de acabamentos, na qual elas ia melhor do que os homens por serem mais detalhista”, fala o gerente industrial Marcos Benedito.

Com o tempo, outros setores demandaram novas contratações e a empresa decidiu testar funcionárias que já estavam na companhia e se destacavam em seus cargos. “Elas foram mostrando que conseguiam ter o mesmo rendimento dos homens, daí passamos a abrir processos de seleção para mulheres de fora também”. Hoje, a Inusitá tem 89 homens e 53 mulheres entre os empregados.

Fonte: Portal Abimóvel