Parceria fundamental

Em entrevista exclusiva, o design do ramo de móveis, Sérgio Matos, explica a importância de parcerias como a do Sindimam para viabilizar a participação dos profissionais do setor  moveleiro em eventos como o Saloni Satelite 2011

Sergio_Matos

Como surgiu a inspiração para elaborar as peças para expor no Saloni Satelite 2011?

Mantendo o meu foco para o desenvolvimento dos projetos e pesquisa, sempre baseados na identidade brasileira as duas poltronas tiveram seus conceitos extraídos de coisas bem regionais. No caso da poltrona Balaio a pesquisa foi realizada numa feira livre em Campina Grande, feira essa bem conhecida na região. Durante a pesquisa foram avaliadas as formas de alguns objetos produzidos artesanalmente como os cestos usados para expor as frutas e verduras. A forma e a trama artesanal me chamaram a atenção e serviu de inspiração para a criação da poltrona. Para criar uma identidade maior da peça com foi utilizado o fio de algodão utilizado na produção de redes para revestir a estrutura de aço, diminuindo assim o contato do usuário com a frieza do metal.

Com base nas peças em exposição, qual é a tendência para o segmento moveleiro?

Acredito que não exista uma forte tendência nos lançamentos. Cada empresa possui uma sua identidade e a tendência de cada empresa é seguir isso. Portanto veremos muitos móveis de cores neutras, já de outras empresas com cores fortes vibrantes, isso depende muito da identidade da empresa. Mas se for para citar algo que vimos muito nos estantes é a preocupação cada vez maior com a sustentabilidade

De que forma os empresários do setor moveleiro podem ser beneficiados com esta exposição?

As empresas poderão se beneficiar das novidades tecnológicas apresentadas no Salão do Móvel de Milão. Pode ver o modo com que cada empresa cria a sua própria identidade e consegue se manter no mercado. Um bom exemplo é o futuro do mobiliário, muito mais próximo da sustentabilidade.

Qual a importância do papel do Sindimam como apoiador para viabilizar a sua exposição no Saloni Satelite 2011?

O Sindimam teve papel vital nessa exposição. Sem o apoio do Sindimam não teria sido possível a minha participação. Mesmo estando com todas as despesas de estande e transporte de móveis pagas não teria condições de bancar as passagens e diárias que nessa época de feira os preços são fará da realidade.

Esse ano não havia conseguido apoio de nenhuma das entidades que costumo prestar serviços. Espero que eu também possa contribuir com meu conhecimento para as empresas associadas ao Sindimam

O que representa esse apoio para profissionais como o senhor integrar grandes eventos como o Saloni Satelite?

Estar presente no Salone Satellite é uma forma de levar o design brasileiro para o maior mercado de design do mundo. Mostrar que no Brasil também é possível desenvolver design de boa qualidade. É a oportunidade de estar entre os maiores designers e empresas do setor de móveis do mundo. Acredito que isso seja bom não só para mim, profissional que está expondo, mas para toda a cadeia moveleira do Brasil que acaba sendo divulgada no exterior.

Deixe uma mensagem para os dirigentes e associados do Sindimam referente essa nova empreitada em parcerias.

Espero que esse seja o início de uma grande parceria e que possamos somar nossos conhecimentos em prol do desenvolvimento do setor moveleiro. Informo também que estou à disposição de todos os associados para novas propostas para o setor.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam