Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, apresenta estratégias de trabalho para a gestão 2016/2019

O Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, foi reconduzido para a gestão 2016/2019, em eleição realizada no dia 1º de junho, na Fibra. Em entrevista, o Presidente eleito apresenta as principais atividades que serão implementadas em curto e a longo prazo para conduzir o trabalho do próximo triênio que inicia oficialmente no dia 1º de julho.

Segundo o Presidente do Sindimam, a experiência adquirida à frente do sindicato nos últimos três anos será a principal ferramenta para aperfeiçoar o trabalho, com deliberação de ações que foram identificadas como necessárias pelos empresários do setor moveleiro. Além disso, no novo projeto de trabalho, as iniciativas que apresentaram repercussão positiva nesta gestão, explica Daniel Borges Gomes, serão mantidas e ações inovadoras serão implantadas em parceria com a Fibra, o Sebrae, IEl, Senai e com novos parceiros do setor de ferragem, madeireiras, entre outros.

O Presidente do Sindimam também ressalta que, todas as iniciativas projetadas para o triênio 2016/2019 reforçam o compromisso assumido pela Diretoria Executiva do Sindimam para estimular o fortalecimento do setor moveleiro do DF. O objetivo é fomentar renda e emprego, para driblar as dificuldades encontradas no mercado tendo em vista o atual cenário econômico do País. Esse compromisso de trabalho também ganhou novo fôlego com a renovação dos membros da Diretoria, acrescentou Daniel Borges Gomes.

– Quais são as propostas de trabalho para a gestão 2016/2019?

Presenciamos uma renovação do trabalho iniciado há três anos, a qual presidi. Hoje, o Sindimam passa por um novo momento, resultado de uma gestão atuante, participativa e transparente. Nosso compromisso de trabalho se renova, juntamente com a entrada de novos membros da Diretoria.

Em caráter prioritário, garanto que as reuniões itinerantes nas empresas associadas, realizadas nos últimos três anos, serão mantidas, tanto as reuniões de diretoria quanto as Assembleias Gerais de Associados. Esse formato itinerante proporciona uma grande troca de experiências, além de aproximação junto aos empresários em sua base de trabalho.

Além disso, almejamos em médio e longo prazo a formalização de novas parcerias e o fortalecimento das atuais parcerias com o Sebrae, IEL e Senai. Pretendemos fechar parcerias com madeireiras, bancos, empresas de ferragem, entre outros. Também nessa linha de parceria, nossa proposta é ampliar o rol de convênios para beneficiar diretamente os empresários associados, a exemplo de outros sindicatos, por meio de convênios com farmácias, postos de gasolina, entre outros estabelecimentos, para que o associado tenha mais conforto.

Outra iniciativa que adotaremos de forma permanente, é a Campanha de Filiação. Nosso objetivo é ampliar o número de associados do Sindimam para tornar o sindicato mais forte e tornar mais representativo o segmento moveleiro distrital.

– Quais medidas que serão adotadas para driblar as dificuldades causadas pelo atual cenário econômico do País?

Estamos em fase de orientação das empresas para participação de licitação. Já realizamos, com o apoio da Fibra, dois ciclos de palestras, para explicar, de forma detalhada, todo o processo licitatório, como a parte de documentação, entre outros esclarecimentos.

Além disso, contratamos por seis meses uma assessoria para preparar a documentação e cadastrar as empresas filiadas para vender, por meio de processo licitatório, para grandes órgãos como a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, e outras. Temos conhecimento da abertura do setor moveleiro em licitações junto às secretarias de saúde, educação e esporte, que é uma demanda frequente.

Nesse mesmo contexto, buscaremos, junto aos parlamentares da Câmara Legislativa, o cumprimento da Lei Complementar 123/2006, que prevê no inciso III, do artigo 47: deverá estabelecer, em certames para aquisição de bens de natureza divisível, cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e empresas de pequeno porte.

Outra missão que assumiremos nesta gestão que se inicia é a retomada do Salão do Móvel no Distrito Federal. Em outras gestões do Sindimam foram realizadas duas edição.  O Salão do Móvel é uma oportunidade para ressaltar o potencial e a qualidade do que é produzido pelo setor moveleiro do DF.

– Qual aprendizado adquirido na atual gestão que enriquecerá o trabalho no próximo triênio?

Tivemos um amplo aprendizado nos últimos três anos. Entre eles, aprofundamos o conhecimento acerca do funcionamento do sistema sindical e conquistamos, por meio desse aprendizado intenso, caminhos para regularização de vários procedimentos, como das contribuições associativa, patronal e sindical.

Por meio desse resgate orçamentário, além de fortalecer as ações sindicais, os associados estão aptos para participar de processos licitatórios e de diversos eventos para aperfeiçoamento profissional. O mais importante é a conscientização do empresário sobre os benefícios que essa regularização pode proporcionar à ele.

– Em curto prazo, o que está previsto para este segundo semestre?

Atualmente, estamos com diálogo aproximado para realização de palestras para subsidiar os empresários associados. Nesse contexto, a primeira ação será a visita técnica à 7ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis (ForMóbile 2016), que será realizada de 26 a 29 de julho, em São Paulo. Para participação desse evento, o Sindimam conseguiu apoio integral da Fibra para 15 empresas filiadas visitarem o evento, um representante por empresa.