Relações do Trabalho e Apoio Sindical

A Fibra atua na busca da melhoria nas relações trabalhistas do segmento industrial do Distrito Federal e no desenvolvimento e fortalecimento dos sindicatos, por meio de projetos que promovam a alavancagem do associativismo.

A Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical propõe diretrizes e ações que visam qualificar a participação da Federação nos debates e posicionamentos referentes à modernização das relações do trabalho e ao desenvolvimento associativo sindical patronal, com disseminação de boas práticas inerentes às questões trabalhistas e sindicais. Além disso, também apoia os sindicatos na reestruturação de sua oferta de serviços, no acompanhamento do processo negocial das coletivas de trabalho, nos processos de reformas estatutárias e pleitos eleitorais, bem como na execução de projetos direcionados aos segmentos industriais representados.

Entre os produtos e serviços oferecidos pela área, destacam-se:

Convenção Coletiva de Trabalho

A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), entidade de grau superior, representa as empresas com atividades econômicas enquadradas na indústria, as intituladas de inorganizadas, no caso de inexistência do sindicato, sendo a responsável pela negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.

A negociação coletiva propicia às partes envolvidas a oportunidade de negociar regras específicas para cada segmento, atendendo às peculiaridades inerentes a cada atividade econômica, o que torna de suma importância sua valorização. Uma convenção bem negociada auxilia na gestão das relações de trabalho nas empresas e traz segurança jurídica para as partes envolvidas.

Além de negociar sua própria convenção, a Fibra disponibiliza aos sindicatos filiados assessoramento técnico e jurídico no processo negocial das convenções coletivas de trabalho para as categorias econômicas representadas.

Manuais de Orientação Sindical e Trabalhista

A Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical também disponibiliza manuais de orientação sindical e trabalhista. Para acessá-los, basta clicar nos links abaixo:

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3362-6115 ou pelo e-mail assessoriasindical@sistemafibra.org.br

Fonte: Fibra