Sebrae-DF oferece curso de Capacitação em Estratégias Empresariais

Desenvolvido pelo Sebrae, o programa Estratégias Empresariais,  revela o mundo real das estratégias empresariais para o sucesso dos negócios, unindo conceitos, teoria e aplicação prática. Esta solução é composta por curso e consultoria e objetiva orientar empresários na formulação de estratégias e tomada de decisões mais assertivas.

Por que participar da solução Estratégias Empresariais?
– Repensar o seu negócio e identificar as novas alternativas em alinhamento com as suas competências pessoais e empresariais;
– Analisar o cenário de seu setor, tamanho de mercado, taxas de crescimento e concorrência;
– Restabelecer os planos de ação ousados, mas realistas e concretos, para transformar as suas estratégias em realidade;
– Registrar as suas análises e planos para acompanhá-los, revisá-los e utilizá-los para definir as novas estratégias no futuro;
– Compartilhar ideias com outros empresários participantes do programa;
– Receber orientação personalizada de um consultor com visão e experiência em estratégia e negócios.

Teoria e Prática
Ao participar desta solução você terá a oportunidade de refletir sobre o seu negócio, desenvolver o pensamento estratégico e realizar atividades práticas para elaborar estratégias para a sua empresa, proporcionando uma tomada de decisão mais acertada, fruto da análise e conhecimento de seu ambiente de atuação.

1) Processo estratégico, análise do negócio e do ambiente empresarial
– Conceito de estratégia e de processo estratégico;
– Refinamento do negócio;
– Diagnóstico e análise das variáveis tecnológica, econômica, política e social que interferem no negócio da empresa.

2) Diagnóstico do setor e da empresa
– Diagnóstico e análise das variáveis referentes ao setor de atuação e das fragilidades e potencialidades internas da empresa.

3) Consolidação das análises e formulação das estratégias
– Análise SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças);
– Definição de Missão e Visão;
– Estabelecimento das prioridades estratégicas da empresa.

4) Detalhamento para a implantação das estratégias
– Detalhamento das estratégias funcionais e objetivos;
– Cronograma de ações;
– Estabelecimento de indicadores;
– Preparação a para gestão da mudança.

5) Plano de Ação Estratégico (PAE)
Elaboração, apresentação e análise do Plano de Ação Estratégico de cada empresa. O empresário receberá o modelo de Plano de Ação Estratégico em formato de planilha eletrônica, que será desenvolvido ao longo do programa nos encontros presenciais e nas orientações individualizadas em cada empresa.

Carga Horária e Formato
– Cinco (05) encontros presenciais totalizando 36 horas. 1º encontro – 24/07, 2º encontro – 07/08, 3º encontro – 14/08, 4º encontro – 21/08 e 5º encontro – 28/08.
– 11 horas de orientação personalizada em cada empresa participante entre os encontros presenciais.

Informações e inscrição: Thiago Cunha (Sebrae/DF) –  thiago.soares@df.sebrae.com.br Tel.: 3362-1678