Segunda edição do Projeto Comprador do Brazilian Furniture abre excelentes perspectivas de negócios

Terminou no dia 8, em São Paulo, a segunda edição do Projeto Comprador do Brazilian Furniture, organizado pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). Durante dois dias, estiveram na capital paulista 12 potenciais compradores do México, Chile, Qatar e Estados Unidos interessados em incluir em seu portfolio o mobiliário fabricado no Brasil. Os visitantes internacionais entraram em contato com representantes de empresas nacionais nessa inciativa que conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Daniele Baltazar, gerente de exportação da Irmol, de Arapongas, no Paraná, confirmou a realização de cinco reuniões que abriram boas perspectivas de negócios com compradores do Oriente Médio. “Foram reuniões que permitiram identificar interesse na preparação de projetos sob medida para atender as demandas específicas da região”. A Irmol encontra-se em fase de expansão e deve inaugurar no início de 2014 uma nova unidade de produção em Guarapuava.

“Um dos principais benefícios gerados pelo Projeto Comprador é a aproximação dos fabricantes nacionais com compradores interessados nos móveis produzidos no Brasil, reduzindo drasticamente os gastos com viagens, hospedagens, alimentação e transporte que seriam necessários no modelo tradicional de prospecção de mercado”, comenta Daniele.

Já Cristiano Nascimento, sócio-diretor da Art Design Hospitality, que comercializa móveis no mercado norte-americano, destaca que os contatos realizados permitiram iniciar projetos de parceria com fabricantes brasileiros para a oferta de produtos com o perfil do mercado norte-americano. “As reuniões promovidas pelo Projeto Comprador envolvem uma logística de preparação e escolha dos participantes que amplia a possibilidade de concretização de negócios”, detalha Cristiano.

Outro importador, Rodrigo Madrigal, do Chile, informou ter fechado no encontro um negócio no valor de US$ 100 mil. “Além do negócio em si, é importante termos iniciado contatos para elaboração de projetos por parte de empresas brasileiras que possam customizar seus móveis às características do mercado chileno”. Para Rodrigo, o modelo adotado é eficiente e deve ser repetido anualmente.

Já Marcelo Zortéa, gerente de exportação da gaúcha Multimóveis, fez contatos com compradores tanto do Chile como do México e do Qatar, além de dar início a um negócio da ordem de US$ 200 mil que deve se concretizar nos próximos três meses. “Agora é dar sequencia aos nossos contatos iniciados aqui. Todos eles têm grande potencial e já vamos agendar visitas a esses países”, conclui.

Sobre o Projeto Brazilian Furniture – Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Projeto Brazilian Furniture tem o objetivo de promover as exportações brasileiras e consolidar a imagem de qualidade e credibilidade do móvel fabricado no Brasil. Reunindo atualmente 64 empresas, o Projeto oferece às associadas uma série de benefícios, entre os quais acesso a informações de inteligência comercial e participação em eventos nacionais e internacionais. O Projeto tem como principais mercados-alvo Estados Unidos, México, Peru, Chile, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, África do Sul, Rússia e Angola.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) estrategicamente localizados na Ásia (Pequim – China), Oriente Médio (Dubai – Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami – EUA), América Central e Caribe (Havana – Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas – Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda – Angola). Também em Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas. Para mais informações, visite: www.apexbrasil.com.br.

Fonte: http://www.segs.com.br/demais-noticias/128046-segunda-edicao-do-projeto-comprador-do-brazilian-furniture-abre-excelentes-perspectivas-de-negocios.html