SENAI ofertará 100 mil vagas no Pronatec voltado a empresas

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (19) o Pronatec Brasil Maior, uma nova vertente do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A novidade é que o programa de formação e qualificação profissional, criado em 2011, atenderá de maneira mais direta as demandas da indústria.

As empresas irão solicitar ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a qualificação para seus trabalhadores ou para profissionais que poderão atender às suas necessidades. Na primeira fase do Pronatec Brasil Maior, estão previstas 118 mil vagas, mais de 80% delas devem ser oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Durante a cerimônia de apresentação do programa, o ministro Fernando Pimentel, do MDIC, destacou que o programa vai ajudar no esforço de ampliação da qualidade da indústria nacional. “Somos um dos principais mercados consumidores do mundo. O Pronatec Brasil Maior faz parte do maior esforço educacional da história e vai contribuir para alavancar a indústria nacional”, disse.

Para chegar à demanda por vagas, a Secretaria de Inovação do MDIC consultou associações empresariais de vários setores. As empresas beneficiadas nessa fase já estão definidas. Outras interessadas poderão contatar o MDIC ou acessar a página do Pronatec na internet. O mapeamento junto às empresas ficou da seguinte forma:

DEMANDAS DAS EMPRESAS

Agroindústria: 75

Bens de Capital: 685

Calçados: 3.788

Celulose e Papel: 3.565

Construção Civil: 29.615

Energias Renováveis: 18.583

Mineração e Metalurgia: 1.040

Móveis: 200

Serviços: 185

Têxteis: 47.337

TIC/Complexo Eletroeletrônico: 13.273

TOTAL: 118.346

Em dois anos, já foram oferecidas 4,3 milhões de vagas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada. O SENAI é o principal parceiro desta ação, sendo responsável por quase metade das vagas.

Fonte:http://www.portaldaindustria.com.br/cni/imprensa/2013/09/1,25077/senai-ofertara-100-mil-vagas-no-pronatec-voltado-a-empresas.html