Skip to content

Setor moveleiro registra desempenho positivo no mês de julho

A cadeia produtiva de madeira e móveis renovou seu ímpeto competitivo com um desempenho favorável no mês de julho deste ano. Produção, vendas do comércio varejista, produtividade e investimentos tiveram crescimento e impulsionaram uma recuperação para o segundo semestre. Os dados estão no relatório Conjuntura e Comércio Externo do Setor de Móveis no Brasil, elaborado pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI).

Com um crescimento significativo, as vendas do comércio varejista de móveis, incluindo eletrodomésticos, obtiveram um aumento de 12,3% em volumes de peças e 13,2% em valores das receitas. No ano, a alta é de 4,8% nos volumes vendidos e 7,1% nos valores. A produtividade do setor também teve avanço, chegando a 13,2% em julho e acumulando acréscimo de 9,8% no ano – resultado bem acima da indústria de transformação que contabiliza alta de 3,5% em 2013.

Os números da produção nacional de móveis fecharam o mês com acréscimo de 2,1%, chegando a 40,5 milhões de peças. No acumulado do ano, o crescimento foi 4,5% e, quando comparado aos últimos 12 meses, a alta chegou a 2,2%. No entanto, a produção moveleira do Rio Grande do Sul não seguiu o mesmo ritmo, fechando o mês de julho com queda de 1,3% – no comparativo de janeiro a julho de 2013 com o mesmo período do ano anterior, a queda foi maior: 1,6%; já no acumulado em 12 meses a diminuição foi de 3,7%.
O consumo aparente foi outro dado positivo para as indústrias de móveis, com crescimento de 2,4% em julho e alta de 5,7% no ano. Mesmo assim, o RS registrou queda, foram 6,8 milhões de peças e redução de 2,7% no mês. O consumo dos gaúchos representou, ainda, 16,8% do nacional. Nesse contexto, os importados tiveram 2,3% de participação no mês de julho no Brasil, enquanto os exportados tiveram 3,2%.

Empregos em alta
Outro destaque do setor moveleiro foi o volume de pessoal ocupado, que avançou 1,3% em julho. Ainda, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego, no período foram fechados 843 postos de trabalho no setor moveleiro nacional, alcançando 270.689 empregos diretos – alta de 1,2% sobre dezembro de 2012. No Rio Grande do Sul o número de demissões foi maior que o de contratações, totalizando 158 postos fechados e acúmulo de 40.131 empregos diretos, além de um acréscimo de 3,4% com relação a dezembro do ano passado.

Mais investimentos
Apesar das dificuldades e entraves enfrentados pelo setor moveleiro, o BNDES desembolsou, em junho, R$ 77 milhões para investimentos no segmento. No ano, de janeiro a junho, o desembolso para o setor acumulou alta de 54,3% em relação ao mesmo período de 2012. Entre as principais aquisições, as importações de máquinas de móveis despontam, com crescimento de 15,1% entre janeiro e agosto deste ano na comparação com 2012.

Fonte: Portal Moveleiro

Posts Relacionados