Sindimam e Sebrae realizam palestra de adesão ao Procompi

No dia 26/9, o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) nacionaL, a Federação das Indústrias do DF (Fibra) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram o primeiro encontro para apresentação e o desenvolvimento do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – Procomopi.

Foto_2

Como o nome já diz, o Procompi objetiva melhorar a competitividade das empresas e o fortalecimento das micro e pequenas indústrias. De acordo com o consultor do Procompi, Paulo dos Santos Filho. “Serão 1760 horas de consultoria que deverão ser conduzidas em um prazo de 12 meses, contando a partir de hoje. Já na próxima semana iremos agendar as entrevistas para pesquisa, tabulação e apresentação do trabalho. O objetivo é identificar os temas prioritários para focar nos planos de ação. Esse trabalho é minucioso, pois cada empresa possui particularidades distintas”, explica o Consultor.

Foto_4

O Procompi tem como meta aumentar em 5% as vendas das indústrias participantes; reduzir, em 5% o volume de resíduos sólidos produzidos; aumentar em 10% o número de empresas comerciais atendidas pela indústria local e aumentar em 5% a produtividade. A premissa do Procompi é atuar em Arranjos Produtivos Locais – APLs.

Foto_5

Para alcançar esse objetivo, o Consultor afirma que serão aplicadas algumas ações como etapas de operacionalização: criação ou fortalecimento do núcleo setorial; diagnóstico; construção do plano de ação; pactuação com empresários; ações nos temas estratégicos; sistema de acompanhamento e avaliação – realizado mensalmente e encaminhado à CNI; pesquisa t-zero; execução do plano de ação; pesquisas intermediárias; relatório de acompanhamento para o Comitê nacional; pesquisa final; mensuração de resultados e encerramento do projeto.

Foto_1

O presidente do Sindimam, José Maria de Jesus, esclarece que o Procompi é um recurso para desenvolver as habilidades das empresas. “Muitos empresários as vezes buscam ajuda e não sabem ao certo onde encontrar e por meio do Procompi esses empresários irão receber uma consultoria completa para alcançar o desenvolvimento desejável”, completa José Maria de Jesus.

A reunião com as empresas associadas na verdade foi uma oportunidade para esclarecer dúvidas e dar início ao trabalho. Para dar continuidade, o próximo encontro do grupo ocorre em 30 dias, contando a partir desse primeiro encontro.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam