Sindimam fortalece setor moveleiro do DF

No último dia 20, o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam) realizou, em parceria com o SENAI e SEBRAE, uma visita técnica ao recém-inaugurado (31/5) Laboratório de ensaio e normatização ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) do SENAI-GO, em Goiânia. O novo espaço está situado na Faculdade de Tecnologia SENAI de Desenvolvimento Gerencial. Cerca de 27 empresários do setor moveleiro acompanharam o percurso, que englobou, ainda, uma visita à 15ª Casa Cor Goiás.

Na ocasião, marcaram presença o presidente do Sindimam, José Maria de Jesus, o presidente do SINDIMÓVEIS-GOIAS, Manoel Paulino Barbosa, e do diretor da escola do SENAI-GO, Marcos Mariano e o superintendente do IEL Goias, Humberto Rodrigues de Oliveira. Durante a visita os empresários receberam informações sobre os diversos trabalhos destinados à capacitação e apoio às empresas de vários segmentos oferecidos pelo SENAI-GO. Técnicos do SENAI-GO realizaram testes demonstrativos referentes ao potencial do Laboratório, como prova da excelente alternativa para as empresas que desejem certificar seus produtos.

Laboratório atende atualmente a três normas da ABNT – 13.966, 13.962 e 14.006 – escolhidas de acordo com a demanda das empresas apresentadas ao SENAI. Importante lembrar que outras normas também podem ser atendidas de acordo com a demanda, a intenção do SENAI é ampliar o escopo do laboratório, seja por meio de aquisições tecnológicas, quanto na expansão de espaço físico. As máquinas do Laboratório simulam o uso diário dos móveis, demonstrando repetições no procedimento, em até 30 mil repetições. Dessa maneira é possível identificar se o produto apresentará avarias ou problemas de uso. Os produtos que não apresentarem problemas após o ciclo recebem um relatório de certificação que permitirá ao empresário certificar os produtos junto ao INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial).

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam