Sindimam integra projeto socioambiental

Em clima de solidariedade, grande parte dos empresários associados ao Sindimam está comprometida com doação dos armários para o Lar dos Velhinhos, em Taguatinga, totalizando 34 armários. A mobilização corresponde à nova parceria entre o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam) e o Sindicato dos Engenheiros no DF (Senge DF). Trata-se do projeto Engenho Cidadão, que agrega o programa DF Ambiental, criado pelo Senge DF em conjunto com o Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, instituído em 2009.

Apoiador do Projeto, o presidente do Sindimam, José Maria de Jesus, explica que além de beneficiar a comunidade do Lar dos Velhinhos o objetivo principal da parceria foi de sensibilizar os empresários do Sindimam para ajudarem com a doação do material. “Essa iniciativa é essencial para melhorar a qualidade de vida dos moradores do Lar dos Velhinhos”, enfatiza o Presidente do Sindimam.

“Esperamos contar, inicialmente, com a participação do Sindimam no que tange à parte dos armários que o asilo necessita, enquanto nos responsabilizamos pelas reformas e construção, juntamente com outras parcerias. Posteriormente, nossa intenção é estreitar ainda mais essa parceria, em outras ações e projetos futuros”, esclarece o presidente do Senge DF, Ronildo Menezes.

Já o presidente do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento e coordenador-geral do programa DF Ambiental, Andrés Gianni, afirma que além da comunidade que vive no Lar dos Velhinhos, pessoas de outras cidades satélites já foram beneficiadas por meio do DF Ambiental, como oficinas, palestras, campanhas e outras ações sociais. “E é por meio da união de diversas instituições e profissionais que conseguiremos resultados mais amplos”, comemora Gianni.

Sobre o projeto DF Ambiental

O Programa DF Ambiental foi criado em 2009, fruto de uma parceria entre o Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e o Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento. Ambas as instituições, parceiras em diversos projetos ao longo dos últimos anos, desejavam criar um programa que congregasse os profissionais, empresas e entidades da área tecnológica (engenharia e arquitetura, especialmente) em torno de ações tanto ambientais como sociais, visando o benefício da comunidade do Distrito Federal.

O Programa é dividido em cinco projetos socioambientais, com focos distintos de atuação e metodologia: Brasília Capital Sustentável do Século XXI (Desenvolvimento com Sustentabilidade) – projeto de conscientização ambiental comunitária e promoção da qualidade de vida no DF; Atitude Sustentável (Empresas Verdes) – projeto com foco nas empresas de engenharia, arquitetura e construtoras do DF; ReCírculo (O lixo que vira renda) – projeto de apoio às cooperativas de catadores de recicláveis. EcoEducar (O futuro da semente) – projeto de educação ambiental nas regiões menos favorecidas do DF; Engenheiro Cidadão (Conhecimento e Solidariedade transformando a realidade) – projeto social com ênfase no voluntariado, com profissionais, sindicatos e empresas da área tecnológica e da construção do DF.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam