Sindimam participa da cerimônia de formatura da 9ª turma do Programa Vira Vida

O Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes e o 2º Vice-Presidente Marcelo Bilac participaram na última quinta-feira, dia 17 de março, da formatura de 42 alunos do Programa Vira Vida. Dos 42 formandos, 17 já têm vaga garantida de estágio ou de emprego em órgãos públicos ou entidades privadas do Distrito Federal. A meta da coordenadora do programa, Maria Aparecida (Cida) Lima é que todos estejam inseridos no mercado de trabalho o mais rápido possível. A cerimônia de formatura foi realizada no teatro Yara Amaral do SESI, em Taguatinga/DF. O evento contou com a presença de alunos, pedagogos, dirigentes e empresas parceiras.

O Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, acredita que o Programa Vira Vida pode contribuir de forma significativa na vida desses jovens, não somente no aspecto da qualificação profissional, mas principalmente, no aspecto pessoal, seguros e dispostos a enfrentar os desafios da vida.

O Vira Vida é um projeto desenvolvido pelo Sesi e é constituído por quatro pilares: capacitação e qualificação profissional; atendimento médico e odontológico; apoio psicológico e empregabilidade. Durante o período de formação, os estudantes são capacitados para desempenhar funções remuneradas nas mais diversas áreas, sejam elas tecnológicas, administrativas, de audiovisual, ou do setor de serviços.

Os jovens beneficiados pelo programa foram acolhidos em um contexto de extrema vulnerabilidade social. É por meio dessa iniciativa que os alunos são preparados para atuar como cidadãos, protagonistas e pessoas conscientes do que têm que superar para conquistar o seu lugar na sociedade. “Nossos estudantes passam por todo um processo formativo e estão em busca de empresas parceiras que possam contratá-los e acolhê-los”, reforça Cida Lima.

O aluno do Programa Vira Vida recebe formação em habilidades gerenciais, qualificação profissional e algumas competências exigidas pelo mercado de trabalho, como desenvoltura, amplo conhecimento de valores, ética e cidadania. É assim que esses estudantes, com idades entre 14 e 21 anos, se empenham, cada vez mais, para conseguir a tão sonhada contratação.

Vira Vida é um dos exemplos bem sucedidos de como a educação e a qualificação profissional podem transformar a vida de adolescentes e jovens. O programa, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do SESI, apoia meninos e meninas que sofreram violência sexual.

Informações: Sistema Fibra
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra