Sindimam participa de Mesa Redonda na Federação das Indústrias do DF

O presidente do Sindimam, Daniel Gomes participou, nessa quarta-feira, dia 30, da “Mesa Redonda: Como atrair e manter associados?, na Federação das Indústrias do DF (FIBRA). A troca de experiências foi o ponto principal do debate que recebeu também o presidente do Sindicato Convidado Hans Bethe, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material elétrico de Blumenal e Pomerode (Simmmeb).

Cada presidente explanou sobre o trabalho desenvolvido como dirigente do Sindicato. Ambos, apresentaram os desafios superados, as estratégicas de trabalho adotadas e o compromisso da gestão transparente diante o segmento em representação para adesão de novos associados e permanência dos atuais.

alt

O presidente do Sindimam destacou a importância das parcerias com Sebrae-DF, Senai-DF, Sesi-DF e outras instituições para promoção de capacitações de profissionais do segmento, com custos reduzidos. E, abordou sobre a iniciativa inédita desta gestão em promover reuniões itinerantes para aproximar o associado do Sindicato e coletar sugestões de trabalho. “Desde o início da gestão, em julho de 2013, adotamos uma gestão participativa para que o empresário filiado tenha espaço para contribuir com o trabalho exercido. Esse momento é muito importante, pois além de apresentarmos o nosso trabalho podemos aprender”, explica.

O presidente do Simmmeb pontuou, entre outros temas, a perseverança em transparecer toda e qualquer ação aplicada para que os associados confiem no trabalho exercido e que o sindicato tenha credibilidade para encabeçar iniciativas de sucesso ao longo da gestão.

alt

Segundo o 1º Diretor Secretário da Fibra, Márcio Franco, o evento foi promovido em momento oportuno para estimular os sindicatos do DF e garantir o fortalecimento do associativismo. “Identificamos a necessidade de darmos alguns saltos no Distrito Federal e o apoio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) da Confederação Nacional das Indústrias foi fundamental”, afirma.

O consultor da CNI, Amir Bem Kauss afirma que o ambiente construtivo de debates enriquece a atuação dos sindicatos participantes. “É enriquecedor receber informações de Sindicatos maiores que possuem ações mais consolidadas para implementação de boas práticas na rotina de sindicatos com menor porte. Muitas vezes essas experiências não geram custos, são apenas iniciativas criativas”, conclui.

alt

Para Fábio Amboni, o coordenador da unidade associativa da Federação das Indústrias de Santa Catarina/SC, esse tipo de evento promove a esperança e defende o interesse de pequenas indústrias, pois estimula o debate dos presidentes de sindicatos.