Skip to content

Sindimam realiza primeira reunião móvel Geral dos Associados

altA Diretoria do Sindimam realizou nessa terça-feira, dia 23 de junho, a 146ª Reunião Geral dos Associados, a caminho da 16ª edição da Mostra Affemaq, realizada em Goiânia/GO. A reunião foi aberta pelo Presidente, Daniel Borges Gomes, que seguiu para o lançamento do Selo da Indústria e, em seguida, a reunião foi conduzida pelo Vice-Presidente, Marcelo Bilac e o Diretor, Marconi de Oliveira Matias. 

 

altO Diretor Marconi de Oliveira Matias apresentou aos associados a ideia para o Projeto Piloto “Casa da Indústria” que consiste em uma mostra permanente de ambientes mobiliados, os conhecidos shows rooms. O Diretor destacou que além de atrair o cliente e aquecer as vendas da indústria moveleira distrital, a Casa da Indústria também poderá ser mostruário para expandir o conhecimento de estudantes de arquiteturas e estudantes do setor moveleiro. “A exemplo do trabalho realizado pelo Sebrae-DF com as empresas de artesanato, pretendemos expandir modelo semelhante para o segmento da madeira e do mobiliário e destacar a capacidade e qualificação da indústria moveleira distrital. Hoje, lançamos a ideia para o Projeto Piloto, mas é necessário estudo e planejamento para colocar em prática, junto com os associados e com a parceria do Sebrae-DF, do Sesi-DF, do Senai-DF e da Federação das Industrias do DF (Fibra)”, ressaltou. 
 

altNa ocasião, o Diretor Marconi de Oliveira Matias reforçou o convite aos associados para participação da Palestra “Desafios do Chão de Fábrica e o contexto da indústria moveleira”, que será realizada no dia 30 de junho, promovida pelo Sebrae-DF. A palestra será conduzida pelo especialista Renato Bernardi, do Instituto de Tecnologia de Madeira e do Mobiliário, que apresentará as dificuldades e as oportunidades do segmento de madeira e móveis na atual situação econômica do País. Durante o evento, o Sebrae-DF apresentará também o plano de desenvolvimento das empresas de madeira e móveis do DF. 


O Vice-Presidente do Sindimam, Marcelo Bilac, enfatizou o trabalho realizado junto ao Sebrae-DF para realização de palestras gratuitas e oficinas, ações integrantes do Projeto Madeira e Móveis. O objetivo é pautar alguns itens considerados prioritários pelo segmento, como o planejamento estratégico, diagnóstico empresarial, tributação, técnicas de venda, entre outros temas. 

 

altO Diretor Marconi de Oliveira Matias também destacou a proposta de realizar uma ação em parceria com a Fibra para esclarecer e orientar os profissionais do setor moveleiro sobre a importância de colocar em prática a Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), que trata da segurança do trabalhador no manuseio de máquinas e equipamentos, em vigor desde 2010. A proposta é realizar uma palestra direcionada para o setor moveleiro, após o lançamento da segunda edição do Manual de Orientação Sindical e Trabalhista, promovido pela Fibra.
 

O Diretor Marconi de Oliveira Matias confirmou a proposta da Diretoria do Sindimam para realização de uma Caravana para participação do 6º Congresso Moveleiro, que será realizado nos dias 16 e 17 de setembro, no Paraná. Nesta edição, o Evento apresenta como tema central “Quem mexeu no meu móvel”. Segundo o Diretor Marconi, a participação dos empresários brasilienses prevê a expansão do olhar profissional, a possibilidade de atingir novos públicos e outros nichos de mercado no setor moveleiro. 

 

Os Diretores do Sindimam também apresentaram a proposta para realização do “Concurso de Designer”, como forma de incentivar a inovação e destacar a força do setor moveleiro distrital. A expectativa é realizar a solenidade de premiação do Concurso de Designer durante a festa de confraternização do Sindimam, em dezembro. A sugestão é ampliar o concurso para as fábricas, de forma interna, para estimular a produtividade dos funcionários. 
 
 

Durante a reunião, o Diretor Marconi de Oliveira Matias lançou a campanha de regularização da inadimplência junto a secretaria do Sindimam, tendo em vista que as contribuições efetuadas junto ao Sindicato são revertidas em ações para aperfeiçoar e qualificar a mão de obra do setor moveleiro da Capital Federal. De acordo com o Diretor, as dúvidas e negociações estão abertas regularização a qualquer momento na sede do Sindicato. 

 

Por fim, foi aberto um bate papo sobre o momento econômico do País para enfrentar, de forma conjunta, os desafios para o desenvolvimento do setor, com troca de experiência, adequação de metodologias específicas, entre outros pontos, que são comuns entre as empresas de pequeno e médio porte. 

Posts Relacionados