Sindimam trabalha focado no crescimento econômico do setor

Em análise às atividades sindicais do setor moveleiro, desenvolvidas no primeiro semestre de 2011, o presidente do Sindimam, José Maria de Jesus, comenta, em entrevista exclusiva, sobre o momento atual do segmento e apresenta os projetos do Sindimam previstos para contribuir com o avanço do segmento da madeira e do móvel do DF.

Como o senhor define o desenvolvimento do segmento moveleiro no DF nesse primeiro semestre de 2011?

No primeiro trimestre deste ano o segmento da madeira e do móvel sofreu uma queda de 40%, que foi superada no trimestre seguinte, com uma pequena melhora. Acredito que esse reflexo seja ocasionado pela gestão do novo governo federal, que ainda apresenta um perfil de trabalho indefinido nesse sentido. Esse quadro não é particular da Capital, pois é possível encontrar essa realidade também em outras partes do Brasil.

Qual é a expectativa de crescimento para os próximos meses?

A expectativa de crescimento do setor moveleiro é de 4% a 5% até o mês de dezembro deste ano. Com a promoção da Copa do Mundo, no Brasil, em 2014, nós, profissionais da madeira e do móvel esperamos abocanhar uma boa fatia da renda gerada pelo evento, principalmente na pré-realização. Até a data da Copa, o setor moveleiro almeja alcançar 10% no crescimento econômico. Muitos empresários já fizeram projetos, investimento em máquinas e equipamentos sob perspectiva positiva nesse segundo semestre.

De que forma o Sindimam está trabalhando para contribuir com o crescimento desejado pelo segmento?

Várias conquistas foram alcançadas em defesa dos interesses da categoria nesse primeiro semestre e muitas ainda estão por vir. Entre as ações desenvolvidas é possível citar o trabalho em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação da Indústria do DF (FIBRA), com o SENAI e com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Distrito Federal (SEBRAE-DF), para concretizar, entre outros, o Projeto de Competitividade da Indústria (PROCOMPI). Por meio dele conseguimos realizar palestras técnicas, promover cursos e várias outras iniciativas que podem melhorar a qualidade do trabalho moveleiro, gerando assim, mais renda oportunidades profissionais.

Além disso, estamos trabalhando com foco no Arranjo Produtivo Local (APL), que é trianual (2010, 2011 e 2012). O APL possibilitou a viagem ao novo laboratório de ensino do Senai-GO. No último dia 8 contribuímos com o lançamento do caderno de tendências direcionado ao setor mobiliário, que irá orientar o profissional do mobiliário na hora de produzir novas peças, no quesito design. O Sindimam e os associados participaram, no dia 7/7 do Encontro Sebrae de Negócios – oportunidades para 2014, com foco na potencializarão das oportunidades geradas ao setor moveleiro. Hoje, estamos com o curso de segurança no trabalho com as inscrições abertas, o diferencial é que o conteúdo será ministrado nas próprias empresas para facilitar o acesso aos funcionários e destacar a importância dos cuidados necessários no ambiente de trabalho.

Outra ação que merece destaque foi a mobilização dos empresários associados do Sindimam no projeto social Engenheiro Cidadão, que integra o programa DF Ambiental. Todos os empresários associados contribuíram com a entrega de 34 armários ao Lar dos Velhinhos, em Taguatinga. Trabalho este realizado em parceria com o Sindicato dos Engenheiros no DF (Senge DF) e o Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento, a celebração da entrega foi realizada dia 11/7.

Quais são as prioridades de trabalho do Sindimam em curto prazo?

Dentro do PROCOMPI iremos realizar uma ação em parceria. Assim que a reforma da Marcenaria do Senai-Taguatinga estiver pronta nós queremos proporcionar  aos funcionários das empresas moveleiras um treinamento específico para manutenção de novas máquinas. Esse tipo de conhecimento é fundamental tanto para os empresários quanto para os funcionários do setor. O equipamento em amostra também estará à venda para os empresários adquirirem novas tecnologias.

E, exclusivo aos associados, em breve estará pronta a nova sala de reuniões do Sindimam, situada na própria sede do Sindicato. O espaço também estará de portas abertas para os fornecedores e associados que desejarem compartilhar informações, além de ser cenário de cursos e pequenas palestras.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam