Skip to content

Volta parcial do IPI para linha branca e móveis ocorre nesta segunda-feira

Desconto para linha branca está em vigor desde dezembro de 2011. Também será revogado parcialmente o tributo reduzido para laminados, luminárias e papéis de parede

 Com o anúncio do fim parcial da redução da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para produtos da linha branca – fogão, tanquinho, geladeira e microondas – e móveis no domingo (30), os comerciantes do setor apostam em promoções pontuais para não registrar queda no volumo de vendas. O anúncio de que o desconto na alíquota deve ocorrer de forma escalonada até setembro foi feito pelo Ministério da Fazenda na última quinta-feira (27).

Para o gerente de uma das lojas da rede Magazine Luiza, Eduardo Barros, as vendas não devem cair e o consumidor não vai sentir tanta diferença, pois o setor deve prosseguir com promoções e boas formas de pagamento. “Isto ocorre principalmente quando se trata de loja de rede em que a negociação com o fornecedor é mais fácil e podemos repassar menores preços ao consumidor”, comenta.

O IPI reduzido para linha branca está em vigor desde dezembro de 2011. “É claro que a redução deste imposto e toda a divulgação que existe em cima disso ajuda a incentivar o consumo principalmente nos primeiros meses. Daqui para frente temos de colocar em prática outras estratégias”, completa Barros.

A assistente de atendimento Marcela Bacarin, 22, vai se casar no final do ano e precisa montar sua casa. Ao saber do final do IPI reduzido, pela televisão, se apressou para adquirir um armário com o preço menor. “Aproveitei que o preço ainda está baixo para comprar os móveis. Sempre procuro ficar atenta às promoções”, fala.

Para o economista Eduardo Rino, a decisão do governo de não prorrogar o IPI reduzido é um teste para checar o comportamento do consumidor. “O discurso do governo é para que o empresário consiga segurar os preços na ponta, mesmo com o retorno das alíquotas mais altas, mas isso não é possível. Por isso ele terá de analisar se o público vai continuar comprando ou vai frear o consumo”, explica.

Também será revogado, em parte, o imposto reduzido para laminados, luminárias, painéis de madeira e papéis de parede.

O valor do tributo para o fogão, por exemplo, passará de 2% para 3%. No caso do tanquinho, a taxa terá aumento de 2% para 4,5%. A máquina de lavar roupa já está num patamar definitivo de 10%.

Móveis, painéis e laminados terão alíquota de 3%. Entre os meses de fevereiro e junho deste ano, o valor que vigorou para esses produtos era de 2,5%. Com as novas taxas a arrecadação de IPI aumentará em R$ 118 milhões no período de julho a setembro.

Fonte: http://www.diariodemarilia.com.br/Noticias/123250/Volta-parcial-do-IPI-para-linha-branca-ocorre-hoje-lojistas-apostam-em-promoesa

Posts Relacionados