Zanini de Zanine apresenta palestra na celebração de 30 anos do Sindimam

O designer carioca Zanini de Zanine ministrará, no dia 18 de fevereiro, no Senai-Taguatinga, a palestra “Mobiliário – Percurso e relação do legado Zanine com o móvel sustentável” na celebração dos 30 anos do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam). A palestra terá início às 17h, com 60 minutos de duração e 30 minutos dedicados às perguntas da plateia.

Segundo o Presidente do Sindimam, Daniel Borges Gomes, o perfil inovador do designer Zanini de Zanine irá contribuir com o setor moveleiro distrital, incentivando o desenvolvimento social, cultural e tecnológico, que valorizem o empreendedorismo e a promoção dos valores humanos.

Zanini de Zanine

Zanini de Zanine nasceu no Rio de Janeiro, em 1978, e cresceu vendo o pai, José Zanine Caldas, trabalhar. Estagiou com Sergio Rodrigues, quando produziu seu primeiro móvel. Em 2002, graduou-se em desenho industrial. A partir de 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça, com peças de demolição – colunas, vigas e mourões de casas antigas –, batizadas como “Carpintaria Contemporânea”. Em 2005, criou uma nova linha de móveis produzida industrialmente, usando, além de madeira de origem controlada, materiais diversos como, plástico, metacrilato, metais e partes de outros produtos industrializados. Para representar os móveis dessa nova linha, Zanini criou, em 2009, a Doiz Design e, mais tarde, a Punch Design e o Studio Zanini, em 2011.

Hoje, Zanini de Zanine assina peças para grandes marcas nacionais e internacionais como, a francesa Tolix e as italianas Poltrona Frau, Slamp e Discipline. Em 2011, foi convidado por Giulio Cappellini, umas das pessoas mais influentes do design mundial, para colaborar com a Cappellini. Em 2012, o designer foi responsável pela curadoria da parte contemporânea do Brazilian Design: Modern and Contemporary Furniture, na Galeria Zeitlos, Berlim, e, em Lisboa, no Mude Museum (Museu da moda e design). Em 2013, foi convidado pelos irmãos Campana para contribuir na curadoria do novo hotel Marina All Suites.