Desenvolvido pelo Sebrae, o programa Estratégias Empresariais, revela o mundo real das estratégias empresariais para o sucesso dos negócios, unindo conceitos, teoria e aplicação prática. Esta solução é composta por curso e consultoria e objetiva orientar empresários na formulação de estratégias e tomada de decisões mais assertivas.
 Por que participar da solução Estratégias Empresariais?
 – Repensar o seu negócio e identificar as novas alternativas em alinhamento com as suas competências pessoais e empresariais;
 – Analisar o cenário de seu setor, tamanho de mercado, taxas de crescimento e concorrência;
 – Restabelecer os planos de ação ousados, mas realistas e concretos, para transformar as suas estratégias em realidade;
 – Registrar as suas análises e planos para acompanhá-los, revisá-los e utilizá-los para definir as novas estratégias no futuro;
 – Compartilhar ideias com outros empresários participantes do programa;
 – Receber orientação personalizada de um consultor com visão e experiência em estratégia e negócios.
 Teoria e Prática
 Ao participar desta solução você terá a oportunidade de refletir sobre o seu negócio, desenvolver o pensamento estratégico e realizar atividades práticas para elaborar estratégias para a sua empresa, proporcionando uma tomada de decisão mais acertada, fruto da análise e conhecimento de seu ambiente de atuação.
 Conteúdo
 1) Processo estratégico, análise do negócio e do ambiente empresarial
 – Conceito de estratégia e de processo estratégico;
 – Refinamento do negócio;
 – Diagnóstico e análise das variáveis tecnológica, econômica, política e social que interferem no negócio da empresa.
 2) Diagnóstico do setor e da empresa
 – Diagnóstico e análise das variáveis referentes ao setor de atuação e das fragilidades e potencialidades internas da empresa.
 3) Consolidação das análises e formulação das estratégias
 – Análise SWOT – Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats (Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças);
 – Definição de Missão e Visão;
 – Estabelecimento das prioridades estratégicas da empresa.
 4) Detalhamento para a implantação das estratégias
 – Detalhamento das estratégias funcionais e objetivos;
 – Cronograma de ações;
 – Estabelecimento de indicadores;
 – Preparação a para gestão da mudança.
 5) Plano de Ação Estratégico (PAE)
 Elaboração, apresentação e análise do Plano de Ação Estratégico de cada empresa. O empresário receberá o modelo de Plano de Ação Estratégico em formato de planilha eletrônica, que será desenvolvido ao longo do programa nos encontros presenciais e nas orientações individualizadas em cada empresa.
 Carga Horária e Formato
 – Cinco (05) encontros presenciais totalizando 36 horas. 1º encontro – 24/07, 2º encontro – 07/08, 3º encontro – 14/08, 4º encontro – 21/08 e 5º encontro – 28/08.
 – 11 horas de orientação personalizada em cada empresa participante entre os encontros presenciais.
Informações e inscrição: Thiago Cunha (Sebrae/DF) – thiago.soares@df.sebrae.com.br – Tel.: 3362-1678









