Destaques

“Sustentabilidade Lucrativa: Design e Produção de Mobiliários Sustentáveis” é um evento com formato moderno, com  foco na troca de experiências e realização de network entre empresários. Trata-se de um workshop em que empresários contam, em palestras rápidas e interessantes, suas trajetórias, seus erros, seus acertos e seus aprendizados – indo desde as boas práticas até a gestão do conhecimento. 

 

A atividade ocorrerá no “Espaço WWF” – estande no shopping CasaPark que tem como objetivo promover as ações, campanhas e iniciativas de sustentabilidade. O estande foi feito com o material usado na fachada sustentável do Casa Cor Brasília/2016. A proposta foi reaproveitar a madeira do evento, colocando em prática os conceitos de sustentabilidade e de exploração responsável dos recursos naturais. 

 

Data: 20/07/2017

Horário: 11h às 13:00h

Local: Espaço WWF no CasaPark, em frente ao cinema.

Palestrantes:

•          Dimitro Lockis, Domingo Arquitetura e Design.

•          Aciole Félix, Designer de Móveis.

•          Antônio Carlos Teixeira Lages – Designer de móveis. 

•          Marcelo Bilac – Designer de móveis.

•          Samuel Lamas – Arquiteto e Designer.

 

 

VAGAS LIMITADAS

Inscrição no local por ordem de chegada.

 

Informações: 

www.spirale.arq.br 

contato@spirale.arq.br

SEBRAE DF:

0800.570.0800

 

O Governo Federal deu sinal verde para o início dos testes para a implementação do projeto eSocial nas empresas. De acordo com a resolução nº 9 do Mininstério do Trabalho e Emprego, em vigor desde segunda-feira (26/6), a ferramenta está disponível inicialmente apenas às empresas de Tecnologia da Informação em um ambiente de testes. Entre 1º de agosto e 31 de dezembro, todas as empresas terão acesso à plataforma. A utilização será efetuada de maneira controlada, atendendo aos limites impostos pelo manual técnico disponível no site do e-social (www.esocial.gov.br).

Após o dia 1º de janeiro de 2018, a utilização passa a ser obrigatória, seguindo um cronograma do Comitê Diretivo do eSocial e ratificado pela circular nº 761 da Caixa Econômica Federal, publicada em 12 de abril de 2017, empregadores e contribuintes com faturamento no ano de 2016 acima de R$ 78 milhões serão os primeiros a utilizar a plataforma. Em 1º de julho de 2018, a obrigação passa às demais empresas e contribuintes. Além disso, as informações dos eventos relativos à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST) serão exigidas nos 6 primeiros meses depois das datas de início da obrigatoriedade.

A Circular também prevê um processo mais simplificado para a adesão dasmicroempresas e empresas de pequeno porte, do Microempreendedor Individual (MEI) com empregado, do segurado especial, e do produtor rural pessoa física. De acordo com a publicação, as regras para estas empresas virão de atos específicos. A Circular foi publicada, no Diário Oficial da União no dia 12 de abril deste ano e o Decreto em 23 de junho de 2017.

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do governo federal que prevê a unificação do envio de informações pelos empregadores em relação aos seus trabalhadores. O eSocial dará aos órgãos de fiscalização do trabalho o controle imediato sobre folha de pagamento e contratos das empresas. A ferramenta irá, a médio e longo prazo, proporcionais mais segurança jurídica às empresas na relação com o empregado, de acordo com especialistas.

O diretor de Relações do Trabalho e Apoio Sindical da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Fernando Japiassu, chama a atenção para a necessidade dos empregadores ficarem atentos quanto à adequação das empresas às novas ferramentas. “Há a necessidade de informatização, a fim de capacitar as pessoas que vão utilizar a solução, além de trabalhar amudança de processos dentro das empresas”, pondera.

“Neste primeiro momento, a ideia é identificar possíveis problemas na plataforma e pensar em soluções. Sabemos que é tudo muito recente, mas o empresário precisa ficar atento para evitar punições por utilização incorreta da ferramenta. Vale ressaltar que com a utilização do e-Social as empresas serão monitoradas em tempo real”, diz Fernando que ressalta, ainda, que no último ano a Fibra realizou, por meio de sua diretoria, uma série de atividades voltadas à interpretação da legislação sobre este tema, visando auxiliar os empresários, principalmente os micro e pequenos, na correta aplicação da norma.

Para 2017, está programada a realização de campanha de sensibilização para empresários, visando conscientizar sobre a importância do planejamento para a adequação ao eSocial e, ainda, para evitar passivos trabalhistas.Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (61) 3362-6115.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

 

 

Relações do Trabalho e Apoio Sindical

A Fibra atua na busca da melhoria nas relações trabalhistas do segmento industrial do Distrito Federal e no desenvolvimento e fortalecimento dos sindicatos, por meio de projetos que promovam a alavancagem do associativismo.

A Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical propõe diretrizes e ações que visam qualificar a participação da Federação nos debates e posicionamentos referentes à modernização das relações do trabalho e ao desenvolvimento associativo sindical patronal, com disseminação de boas práticas inerentes às questões trabalhistas e sindicais. Além disso, também apoia os sindicatos na reestruturação de sua oferta de serviços, no acompanhamento do processo negocial das coletivas de trabalho, nos processos de reformas estatutárias e pleitos eleitorais, bem como na execução de projetos direcionados aos segmentos industriais representados.

Confira algumas das nossas ações:

Fibra orienta empresários sobre como pagar menos tributos

Sindicatos recebem orientações para gerenciar sites e boletins 

Sindicatos recebem treinamento sobre negociação coletiva

Construção Civil recebe esclarecimentos sobre o eSocial

Fibra lança manual da NR 12 para a indústria brasiliense

Fibra trata de Saúde e Segurança do trabalho com a Construção Civil

 

Entre os produtos e serviços oferecidos pela área, destacam-se:

Convenção Coletiva de Trabalho

 A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), entidade de grau superior, representa as empresas com atividades econômicas enquadradas na indústria, as intituladas de inorganizadas, no caso de inexistência do sindicato, sendo a responsável pela negociação da Convenção Coletiva de Trabalho.

A Negociação Coletiva propicia às partes envolvidas a oportunidade de negociar regras específicas para cada segmento, atendendo às peculiaridades inerentes a cada atividade econômica, o que torna de suma importância sua valorização. Uma convenção bem negociada auxilia na gestão das relações de trabalho nas empresas e traz segurança jurídica para as partes envolvidas.

Além de negociar sua própria convenção, a Fibra disponibiliza aos sindicatos filiados assessoramento técnico e jurídico no processo negocial das convenções coletivas de trabalho para as categorias econômicas representadas.

Convenção Coletiva 2016-2017

Convenção Coletiva 2015-2016 

Convenção Coletiva 2014-2015

Convenção Coletiva 2013-2014

 Convenção Coletiva 2012-2013

Manuais de Orientação Sindical e Trabalhista

A Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical também disponibiliza manuais de orientação sindical e trabalhista. Para acessá-los, basta clicar nos links abaixo:

 

Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA)

O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial e o associativismo. Desde 2007, diversos projetos vêm sendo desenvolvidos com o intuito de criar um ambiente de negócios favorável à competitividade da Indústria e ao crescimento sustentável do país.

Além de informar e capacitar os empresários, as ações do PDA também abordam temas atuais e relevantes para a rotina de produção de cada setor, como negociações coletivas, legislação empresarial, relações trabalhistas e redução de despesas.

O PDA é executado em duas frentes: Associa Indústria e Avança Sindicato.

O primeiro programa é realizado em parceria com o Sebrae e contempla uma série de cursos e iniciativas oferecidos pelos sindicatos às indústrias representadas, sobretudo às micro e pequenas empresas. O principal objetivo das capacitações é sensibilizar e estimular as ações empresariais coletivas, promovendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas entre líderes do setor produtivo.

Já o programa Avança Sindicato busca aprimorar a gestão e a comunicação das entidades industriais, desenvolvendo competências específicas de líderes e executivos sindicais. Além de orientar e prover ferramentas para estruturação, planejamento e gestão dos sindicatos, as ações também visam aprimorar a comunicação e o relacionamento da entidade com a base empresarial, e apoiar projetos inovadores elaborados pelas Federações de Indústria para a promoção do associativismo.

Para mais informações sobre o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Relações do Trabalho e Apoio Sindical, entre em contato com a nossa equipe pelo telefone (061) 3362-6115 ou pelo e-mail Assessoriasindical@sistemafibra.org.br

  Fonte: FIBRA 

Neste mês de maio, o Sistema Fibra lançou um novo canal de relacionamento com o cliente. Fique por dentro da novidade!

 

Participe da 1ª Feira de Negócios e Inovação da Universidade Católica de Brasília. O objetivo do evento é movimentar todo Campus da Universidade, como oportunidade entre estudantes, professores, pequenos empresários locais e grandes empresas de Brasília. O Sistema Fibra é parceiro da iniciativa.  

 

Dia: 10 de maio de 2017 

Horário: 09h às 22h

Local: Campus Taguatinga (Pistão Sul) 

Participação: IEL/SESI/SENAI (A participação da Fibra nesse evento faz parte de um convênio entre UCB e Fibra)

 

 

Últimas Notícias

Publicidade

Serviços

Enquete

Como o Sindimam pode lhe ajudar?

Parceiros