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Brasília Export

Histórico

No ano de 2000, o SINDIMAM, através do PSI – Programa Setorial Integrado, em parceria com a APEX, desenvolveu uma série de atividades com vistas a alcançar mercados fora do País.

O objetivo final era abrir espaço, descobrir novos mercados para as indústrias do DF, ou seja, diversificar os destinos dos produtos, conseguir um maior valor para os mesmos e uma maior solidez para as empresas e ainda contribuir com o esforço de exportação do País.

Para que isso ocorresse, foram necessárias uma série de ações prévias no meio doméstico de maneira a capacitar os empresários do DF, além de adequar as empresas e produtos, de forma a estarem aptos ao mercado externo, pois ainda tinham uma visão muito caseira de mercado, de conceitos internacionais de qualidade, de competição, etc.

Assim, trabalharam de maneira sistêmica, para que estas questões não surgissem como impedimento ou complicadores com relação à conquista destes novos mercados. Para isso, fizeram uma parceria com o SENAI, que foi fundamental tanto no diagnóstico, como na implantação de melhoria de processos e produtos e no apoio às atividades fora do País.

Os empresários contaram ainda com a presença, em Brasília, de consultores internacionais, que os auxiliaram a avaliar seus produtos conforme o ponto de vista do consumidor internacional, fazendo com que melhorassem seus produtos quanto a detalhes que não imaginavam até entrão.

Participaram de eventos no País e também fora, que lhes propiciaram uma visão ampliada do mercado internacional, seus detalhes, oportunidades, dificuldades, soluções, enfim, aprenderam um pouco à respeito deste tema que é ao mesmo tempo complexo e fascinante.

Hoje, existe uma comunidade de empresas, conscientes das vantagens de ter o mercado internacional como uma de suas prioridades, conheceram sua capacidade produtiva, aprenderam sobre trâmites burocráticos. Têm ainda, uma competência nesta área que era impensável há dois anos, e já realizaram negócios, o que comprova as suas expectativas iniciais, ou seja, que os produtos do DF são competitivos.

Perspectivas Setoriais

Desde o ano de 2000, o consórcio “Brasilia Export” vem contemplando esforços para o desenvolvimento e crescimento das exportações. Para o ano de 2004 espera-se que o grupo “Brasilia Export”, tenha uma performance de vendas que atinja pelo menos US$600.000,00, tendo a participação entre7 empresas genuinamente brasilienses exportando e ampliando participação para todas as empresas associadas.

O esforço promovido pelas empresas no sentido de estarem preparadas para o mercado internacional, determinará de maneira marginal ou paralela uma melhoria na sua posição no mercado interno, reforçando sua posição com relação à concorrência local.

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