Senai e Simov apresentam projeto da Central de Resíduos do Setor Moveleiro

As indústrias de móveis de Curitiba e Região Metropolitana podem ganhar em breve um local próprio para a destinação e reciclagem dos resíduos oriundos de sua produção. O projeto da Central de Resíduos do Setor Moveleiro, desenvolvido pelo Senai Empresas em parceria com o Sindicato da Indústria do Mobiliário e Marcenaria do Paraná (Simov), será apresentado a empresários e profissionais do setor na próxima quarta-feira (10), a partir das 8h30, durante um workshop na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.

O coordenador do projeto, Constantino Bezeruska, explica que o workshop é um primeiro passo para mobilizar os empresários do setor em torno do projeto da Central de Resíduos. “A conscientização dos empresários é o mais importante para conseguirmos viabilizar esse projeto”, afirma. Feito isso, serão buscadas parcerias com prefeituras e empresas para encontrar um terreno para instalação da central. Além disso, ainda será definida a forma de financiamento do projeto e o melhor enquadramento jurídico para o empreendimento, que pode funcionar, por exemplo, como uma cooperativa ou como uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), entre outras hipóteses.

Além do detalhamento do projeto e da discussão sobre a viabilidade de sua execução, o workshop da próxima quarta-feira terá ainda duas palestras ligadas ao tema. Na primeira, o coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente e Recursos Naturais da Fiep, Roberto Gava, falará sobre o impacto que a recém-aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos trará para o setor de móveis e madeira. Em seguida, será apresentado o case de sucesso da Central de Triagem da Indústria de Calçados, instalada no município de Três Coroas (RS). A apresentação será feita pela gerente da central, Giovana Ruppenthal.

O workshop acontece no Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 0800 643 7475.

Fonte: Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP