Skip to content

Curso ensina a fazer móveis com bambu em Minas Gerais

Nas aulas, moradores descobrem novas formas de renda. Material chega a durar 30 anos.

Em Formiga (MG), um curso ensina a fazer móveis de bambu, uma planta que era considerada sem utilidade pelos agricultores. As aulas ajudam os moradores a descobrir novos talentos e o prazer em criar novos objetos, que além de bonitos podem ser uma fonte de renda alternativa.

O bambu é uma planta que se adapta a várias regiões e climas. Mais de 1.300 espécies estão registradas em todo o mundo e, no Brasil, elas estão por toda a parte, seja no campo ou na cidade. O bambu do tipo chinês é considerado uma praga e é usado apenas para conter erosão. Ele também é conhecido como vara de pesca.

O aposentado Antônio Pedro de Almeida, aluno do curso, outros 10 colegas descobriram que o bambu pode se tornar fonte de renda para a família, desde que cortado quando estiver maduro. O corte só pode ser feito após três anos de plantio.

“Temos que observar a tonalidade do bambu para saber se ele está maduro ou não. Se estiver, o verde fica mais claro”, disse Rodrigo Ferreira da Silva, professor do curso.

Para preparar o bambu é necessário um tratamento com fogo e a mudança de cor é instantânea. O calor aumenta a durabilidade ao mesmo tempo em que mata as possíveis pragas naturais. Uma das técnicas usadas é a mesma que a da fabricação de qualquer tipo de móvel ou peça decorativa. O que muda é apenas o tamanho do corte e a criatividade de cada pessoa.

O corte requer cuidado e um detalhe importante: o gomo deve ser retirado com uma furadeira e o espaço, coberto com uma madeira macia. Após o encaixe das peças, a finalização é feita com cordas naturais. No mercado, cada cadeira pode ser vendida por R$ 70.

Além da beleza, o bambu tem outra característica especial: a durabilidade. Se um móvel não ficar exposto diretamente ao sol, pode durar mais de 30 anos.

Fonte: Via Brasil

Posts Relacionados