Empresário industrial segue confiante quanto ao futuro

Os empresários da capital federal iniciaram o ano traçando dias melhores para o futuro. A constatação faz parte do Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF (ICEI/DF), divulgado pela Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

Segundo o levantamento, o ICEI recuou 4,1 pontos em janeiro, atingindo 57,4 pontos. Embora o otimismo do empresário tenha recuado, ao analisar o cenário, percebe-se que a retração está diretamente ligada ao indicador referente às condições atuais, que ficou em 48,9 pontos no período, portanto, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Neste caso, o empresário aparece preocupado com a economia do DF (43,9 pontos) e não muito satisfeito com as condições atuais da própria empresa (51,2 pontos).

Já as expectativas para o futuro subiram. O indicador passou para 61,7 pontos, puxado pelo otimismo do empresário em relação ao seu negócio (64,4 pontos). As expectativas quanto à economia do DF também estão acima dos 50 pontos, começando 2013 de forma positiva: 54 pontos.

Para o presidente da Fibra, Antônio Rocha, o otimismo do empresário em relação à própria empresa quanto ao futuro é, além de sazonal, neste início de ano, necessário para a manutenção do negócio. “Todo início de ano nasce carregado de boas perspectivas e não é diferente para o empresariado. Fora isso, o dono da empresa tem que acreditar que mesmo que as condições atuais não sejam boas, sua empresa irá bem. É a confiança em si e em seu negócio que fará com que a empresa continue de portas abertas e se mantenha competitiva no mercado interno”, diz.

Fonte: Sistema Fibra