Movimento do comércio sobe 0,5% em agosto no país, diz Boa Vista

O movimento do comércio avançou 0,5% em agosto na comparação com julho, retirados os efeitos sazonais, de acordo com o indicador da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), divulgados nesta quinta-feira (19). O indicador registrou avanço pelo terceiro mês seguido.

Nos últimos 12 meses terminados em agosto, o indicador aumentou 3,1% sobre o mesmo período do ano passado.

A variação acumulada em 2013 até agosto é 1,4%, quando comparado ao respectivo período em 2012.

O setor de móveis e eletrodomésticos expandiu 1,7% sobre o mês imediatamente anterior, considerados os ajustes sazonais à série.  Pela segunda vez seguida é o setor responsável pela variação positiva mensal do indicador geral, diz.  A variação acumulada dos últimos 12 meses em relação aos 12 meses antecedentes manteve-se negativa, com queda de 1,1%.

A categoria combustíveis e lubrificantes apresentou elevação de 0,3% na comparação com julho.

A maior queda mensal, por sua vez, foi registrada por supermercados, alimentos e bebidas, que teve a série dessazonalizada reduzida em 0,4% em comparação a julho.

O segmento de tecidos, vestuários e calçados apresentou queda de 0,3% da sua série com ajuste sazonal em relação a julho de 2013.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/09/movimento-do-comercio-sobe-05-em-agosto-no-pais-diz-boa-vista.html