Otimismo da indústria cai, mas continua alto

O otimismo dos empresários sobre o comportamento da economia e o desempenho de suas empresas mantém-se em declínio, mas continua elevado, revela o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) , divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira, 22 de novembro. O indicador caiu 0,8 ponto de outubro para novembro, quando atingiu 62 pontos. O ICEI varia de zero a cem. Valores acima de 50 indicam empresários confiantes.
Na comparação com janeiro passado, quando o ICEI atingiu recorde, chegando a 68,7 pontos, a queda foi de 6,7 pontos, diz a CNI. O estudo informa que os empresários da construção civil, com 63,5 pontos, e da indústria extrativa, com 64,1 pontos, significando crescimento de 1,9 ponto e 0,6 ponto, respectivamente, estão mais confiantes do que os da indústria de transformação, cujo indicador registrou 60,6 pontos, um recuo de 1,4 ponto sobre outubro.
De acordo com a pesquisa, “dos 26 setores da indústria de transformação considerados, 18 apresentam indicadores acima da média histórica, ou seja, apresentam otimismo elevado”. Segundo a CNI, “aqueles com índice quatro pontos acima da média histórica setorial são os de outros equipamentos de transporte, plástico, minerais não-metálicos, edição e impressão, calçados, moveis e vestuário e acessórios”.
Em relação ao porte das empresas, o ICEI das pequenas (60,8 pontos) e das médias (61,1 pontos) caiu, em ambos os casos, em um ponto em novembro comparativamente a outubro, enquanto o das grandes diminuiu 0,7 ponto.
As expectativas dos empresários para os próximos seis meses também registraram queda, de 0,8 ponto, recuando de 65,9 pontos em outubro para 65,1 pontos este mês. Apesar do recuo, tal índice, atesta a CNI, “demonstra que os empresários permanecem otimistas com relação às condições futuras da economia”.
A pesquisa do ICEI foi feita entre 29 de outubro e sexta-feira passada, 19 de novembro, com 1.897 empresas, das quais 1.028 pequenas, 591 médias e 278 de grande porte.
Fonte: CNI