Skip to content

Prêmio Nacional de Inovação da Indústria – Prazo prorrogado!

Reconhecer empresas industriais que contribuem para o aumento da competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor no País. Esse é o intuito do Prêmio Nacional de Inovação, antigo Prêmio CNI. O prêmio, na sua edição 2011, reconhecerá as empresas industriais que apresentarem as melhores práticas em quatro categorias: Gestão da Inovação, Competitividade, Design e Desenvolvimento Sustentável. As inscrições já estão abertas, e prosseguem até o dia 5 de junho. As propostas serão avaliadas entre os dias 17 e 20 de julho, e os vencedores serão conhecidos no dia 2 de agosto. O Prêmio será conferido em duas modalidades: Média e Grande Indústria; e Micro e Pequena Indústria.

O Prêmio de Nacional de Inovação na Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), visa reconhecer as empresas industriais que contribuíram para o aumento da competitividade do País através da utilização de sistemas e técnicas voltados para o aprimoramento da gestão da inovação.

A cada edição do prêmio é valorizada a capacidade das empresas de pôr em prática boas ideias, inovar e superar obstáculos, com a introdução de novos produtos, processos e serviços e de melhorias no ambiente organizacional e cultural das empresas. A premiação é aberta a todas as indústrias associadas às federações estaduais. “A Fibra incentiva a participação de empresas do DF nessa premiação. O objetivo da CNI é condecorar a indústria que não se estagna e investe na qualidade de seus produtos e serviços, sempre de olho no bem-estar da sociedade que a rodeia”, avalia o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal, Antonio Rocha.

Categorias

Na categoria Gestão da Inovação, serão analisadas as empresas industriais que internalizam métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação, e apresentam um ambiente favorável ao desenvolvimento de projetos inovadores. A avaliação desta categoria abordará um conjunto de requisitos que demonstrem o grau de maturidade da gestão e da inovação na empresa. No quesito competitividade serão reconhecidos projetos inovadores que contribuam para o aumento dos níveis competitividade da empresa. São iniciativas que buscam a adequação ou aprimoramento de produtos, processos e modelos de negócio capazes de gerar significativos impactos na empresa e no mercado.

Quanto ao critério Design, serão julgados projetos voltados para introdução de mudanças e adaptações de produtos com base em atividade de design que enfoquem planejamento, diagnóstico, mudanças e adaptações de produto, interação entre as atividades de design e os setores responsáveis pela produção, programação econômico-financeira, comercialização e divulgação. Por fim, na categoria Desenvolvimento Sustentável, os projetos serão julgados pelas melhorias do desempenho sócio-ambiental das empresas com foco na implantação de sistemas de gestão ambiental, adoção de práticas de produção mais limpa, sistemas de tratamento de resíduos, programas de educação ambiental, de sustentabilidade e de equilíbrio e reciclagem de produtos, entre outros tipos de aperfeiçoamentos aplicados em produtos e processos com vistas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Premiação

O primeiro colocado de cada categoria e modalidade será reconhecido como vencedor e receberá o troféu Prêmio Nacional de inovação. O vencedor da categoria Gestão da Inovação, na modalidade Micro e Pequena Empresa, terá recurso financeiro, pré-aprovado, por meio da apresentação de um projeto ao Edital SENAI-SESI de Inovação, no ano seguinte à divulgação da premiação, no montante de R$ 300 mil. Na modalidade Média e Grande Empresa, o vencedor terá recurso financeiro, pré-aprovado, no montante de R$ 600 mil.

A aprovação definitiva do projeto de inovação seguirá as normas do Edital SESI-SENAI de Inovação. O vencedor de cada categoria receberá uma inscrição para participar de um curso de Educação Executiva, com escola de negócios reconhecida internacionalmente, oferecido pelo Sistema Indústria. O segundo e o terceiro colocado, serão reconhecidos como finalistas e receberão uma placa de reconhecimento como finalista do Prêmio Nacional de Inovação.

Experiências bem sucedidas e premiadas no Distrito Federal

Em 2008, na categoria Design, na modalidade pequena e micro empresa, a empresa Apoena Ltda, sediada em Brasília, conquistou o terceiro lugar na modalidade com o projeto “Apoena Verão 2009 – When I’m Sixty Four”.  Apoena é uma marca de moda que trabalha bordados manuais resgatando valores culturais. A coleção Verão 2009 foi feita a partir de pesquisa do tema futuro na canção de Paul McCartney – When I”m Sixty Four. A marca classificou sua coleção como uma visualização do futuro, ligado a emoções e sentimentos, resgatando as essências naturais e valores culturais do bordado. Para a coordenadora da marca, Kátia Ferreira (na foto com o presidente da Fibra, Antonio Rocha, e o ex-presidente da CNI, Armando Monteiro Neto), a proposta da Apoena não é somente de artesanato e confecção nacional. “Investimos muito mais em design e arte contemporânea. Pesquisamos o produto para ter mais aceitação no mercado. Mudamos de atitude depois de sermos reconhecidos em 2008, e investimos muito mais em tecnologia para aprimorarmos o nosso negócio”, declarou.

Além da realização da coleção, a empresa gera um serviço de ensino para 70 crianças com aulas de arte. São ações reconhecidas no Distrito Federal, divulgando a metodologia que permite promover geração de renda em comunidades menos favorecidas, atendendo as demandas da economia solidária e da sustentabilidade econômica. A empresa busca reorganizar e preparar a marca para desafios maiores. Hoje, a Apoena está concentrada em formar mão de obra de costura nas comunidades e aparelhar as centrais de produção com maquinário e infra-estrutura.

Fonte: Portal Sistema Fibra

Posts Relacionados