Senai e Sesi lançam edital de inovação 2011

No dia 15/3, o SENAI-DN em parceria com o SESI-DN lançou o Edital de Inovação 2011. O documento é dirigido às empresas que desejam desenvolver e implementar um projeto inovador, que gere novos negócios e promova a melhoria na produtividade. Bem como impacte positivamente nas condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores. Serão disponibilizados até R$23,5 milhões para a cobertura dos projetos, sendo R$16 milhões para projetos SENAI e R$7,5 milhões para projetos SESI.

Os projetos do SESI e SENAI têm limite de recursos disponíveis de até R$ 300 mil por projeto. Já os projetos híbridos, ou seja, aqueles desenvolvidos conjuntamente pelo SENAI e SESI têm limite de recursos de até R$ 400 mil por projeto. As empresas poderão encaminhar as propostas até o dia 6/5, já o SESI e SENAI nacional receberão as propostas até o dia 20/5. Vale lembrar que os projetos de inovação tecnológica serão contemplados pelo SENAI e os projetos de inovação social serão contemplados pelo SESI. Os projetos híbridos serão atendidos pelo SESI e SENAI.

A inovação dos projetos híbridos será caracterizada a partir da descrição de um novo produto, melhoria de um processo ou um novo serviço que proporcione melhoria da qualidade de vida do trabalhador ou da comunidade. Para os projetos desenvolvidos em parceria pelas duas instituições, deverá ser caracterizada tanto a inovação tecnológica, quanto a inovação social. O julgamento dos projetos será feito de 23/5 a 15/7, a divulgação dos resultados do julgamento será realizada dia 22/7 e no dia 3/10 serão iniciadas as atividades dos projetos aprovados.

Os recursos do edital de inovação serão destinados para custear as despesas com o desenvolvimento dos produtos, processos e serviços propostos nos projetos. Estes recursos podem ser aplicados na aquisição de equipamentos, contratação de terceiros, despesas com viagens, material de consumo, software, material de laboratório e outros. Importante destacar que esses recursos não podem ser destinados a gastos internos ou de infraestrutura do Departamento Regional nem da Empresa Industrial. Eles custeiam apenas gastos voltados exclusivamente para o desenvolvimento do projeto.

Fonte: Assessoria de comunicação do Sindimam