Sustentabilidade ambiental norteia projetos do Prêmio Design Movelpar

O 5º Prêmio Design Movelpar, realizado para incentivar e divulgar a criação no setor mobiliário, disseminando o conceito de gestão do design nas empresas, selecionou 35 projetos que estarão com protótipos expostos na Movelpar 2011 (Feira de Móveis do Paraná), que será realizada de 14 a 18 de março, no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas/PR. Com o foco no desenvolvimento de produtos para a família brasileira, o prêmio obteve 177 inscrições das três categorias (profissional, estudante e indústria), e recebeu 82 projetos para a avaliação dos jurados. Destes, 35 foram selecionados para serem expostos no evento em uma área de 150 metros quadrado dividida em ambientes customizados.

A preocupação com problemas de ordem ambiental aparece em vários projetos, assim como a busca por materiais adequados e que colaboram para amenizar os impactos ao meio ambiente. Os projetos mostram também que a preocupação com a funcionalidade e com a usabilidade são fatores de grande importância quando se trabalha o design para um público específico. “Hoje com a crescente demanda pela casa própria, a procura por mobiliários que possam atender aos espaços reduzidos é bastante significativa”, enfatiza Nilson Violato, gerente do Senai Arapongas, entidade parceira do Expoara na realização do Prêmio Design Movelpar 2011, que conta também com o envolvimento do Centro Internacional de Inovação (C2i).

Outro ponto bastante forte nessa edição do Prêmio são produtos com várias possibilidades de uso, adaptáveis para vários ambientes e de formas variadas. “Com estas soluções, o produto não fica limitado a uma forma de utilização e alguns ainda oferecem ao usuário a perspectiva de renovar constantemente o ambiente através das suas várias possibilidades de composição”, analisa.

Segundo Violato, é importante salientar ainda a preocupação com o custo, com o processo produtivo e com fatores ergonômicos. “Essa edição do Prêmio Design evidencia que é perfeitamente possível aliar design ao produto, independente do público consumidor. O design tem se inserido no mercado focado em atender as necessidades de todas as famílias, além de promover uma melhora na qualidade de vida dos seus usuários”, afirmou.

Jurados
Entre os projetos selecionados para concorrerem ao Prêmio Design Movelpar, 10 são de profissionais, 14 de estudantes e 10 de indústrias. Os vencedores serão divulgados entre os dias 14 e 15 de março durante a oitava edição da Movelpar por um júri formado por pessoas referenciais no segmento. Já está confirmada a vinda de Alessio Gnaccarini, diretor geral do Cosmob (Centro de Inovação Tecnológica em Madeira e Indústria de Móveis), da Itália. Entre os júris brasileiros estão Bernardo Senna – Designer SENAI / RJ; Demétrius Vasques Cruz – Designer SENAI / RJ, e Neymar Leonardo dos Santos – Designer SENAI / BA.

Fonte: Crcom Comunicação