Parceria entre Fibra e Sebrae oferece até 70% de subsídio em consultorias

Que o mundo dos negócios está cada vez mais moderno e competitivo não restam dúvidas. Todos os dias aparecem no mercado novos equipamentos, materiais, técnicas, leis, regras. São tantas novidades que deixam os empresários, literalmente, perdidos. Se já é difícil para as grandes empresas, que têm os campos institucional e financeiro bem desenvolvidos, para as micro e pequenas, acompanhar essas atualizações se torna praticamente impossível.

Visando auxiliar este grupo de empresários do segmento industrial local nos processos de capacitação, o Sistema Fibra e seus sindicatos filiados acabam de firmar mais uma parceria com o Sebrae-DF, por meio do Sebraetec, programa nacional que oferece serviços em inovação e tecnologia para a indústria.

Desta vez, a iniciativa tem como foco desenvolver consultorias especializadas para as indústrias do Distrito Federal, trazendo como diferencial o preço da contratação, que contará com um subsídio de 70%. Com esta grande vantagem, o empresário pagará apenas 30% do valor de mercado das consultorias, que têm como temas: Logomarcas; Fachadas; Mídias Sociais; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; Peças Promocionais; Melhorias dos Processos Produtivos; e Planejamento e Desenvolvimento de Coleção.

Além disso, também serão oferecidos serviços essenciais para todos os segmentos industriais, como desenvolvimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Segurança e Saúde do Trabalho (SST). Este último, por exemplo, para ser implementado em uma empresa com até 30 funcionários, sairia no mercado por cerca R$2.800,00. As empresas associadas aos sindicatos filiados à Fibra podem contratar o mesmo serviço por apenas 30% deste valor, R$ 840,00, com diversas opções de parcelamento.

Segundo o gerente de Atendimento da Unidade Indústria do Sebrae-DF, Daniel Barreto, a parceria foi desenvolvida com o objetivo de tornar as consultorias acessíveis aos pequenos e médios empresários, além de otimizar tempo e recursos. Trabalhando de forma integrada, as entidades do Sistema S conseguem oferecer uma diversidade de produtos e serviços, elevando os níveis de qualidade das ações. “As instituições estão contribuindo para o desenvolvimento e para o aumento da competitividade do segmento industrial do DF. Mas é importante que as empresas também busquem os sindicatos e conheçam tudo o que é ofertado para o setor”, explicou.

As consultorias têm, em média, de 40 a 60 horas, e são realizadas, em sua maioria, nas sedes das empresas. De acordo com a demanda de cada contratante, os técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Sebrae também podem avaliar a possibilidade de desenvolver novas capacitações específicas para o segmento.

Representando o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o presidente do Sindicato da Indústria da Informação do Distrito Federal (Sinfor/DF), Ricardo Caldas, destacou que, muitas vezes, o empresário reconhece a importância de investir em qualificação, mas não dispõe dos recursos necessários para fazer tais contratações. “Este tipo de parceria vai ao encontro das nossas necessidades porque oferece exatamente a atualização que a empresa precisa, ao mesmo tempo em que minimiza os custos do serviço, sem reduzir a qualidade”, disse Caldas.

Já para Daniel Borges, presidente do Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (Sindimam-DF), as consultorias vêm ocupar um vácuo de capacitação existente nas empresas, considerando que elas devem tratar de temas que ainda são pouco conhecidos por parte dos empresários. “O Plano de Gerenciamento de Resíduos, por exemplo, ainda é confuso e tem muitas informações indefinidas para o segmento. Esta parceria é uma oportunidade de fortalecer não só o segmento, mas todo o setor industrial do DF”, finalizou.

Para as empresas interessadas em obter mais informações ou contratar algum dos serviços, basta entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone 4042-6565, ou Central de Relacionamento do Sebrae pelo telefone: 0800 570 0800.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Federação das Indústrias do Distrito Federal