Abertura da FEIRON 2010 foi o destaque da noite desta quarta-feira na capital

Depois de dez meses de planejamento e muito trabalho, a 4ª edição da Feira Internacional da Indústria de Rondônia FEIRON 2010 – Abrindo fronteiras, fechando negócios, teve sua abertura oficial realizada na noite desta quarta-feira (10) pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Baú.

Empresários dos setores produtivos de Rondônia, políticos, representantes do Peru, entre eles, o embaixador Felix Denegri e o cônsul Jesus Carranza, delegações do Chile, Venezuela, Bolívia e Uruguai – países que compartilham a importância dos conceitos e valores da integração empresarial, profissionais da imprensa, colaboradores do SESI, SENAI e IEL, representantes da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado, sociedade portovelhense prestigiaram, o evento, cuja programação inicial contou com palestra ministrada por Lars Grael, que lotou o auditório.
Em seu discurso, Denis Baú ressaltou o empenho da equipe responsável pela realização da FEIRON, uma Feira criada para mostrar as potencialidades industriais de Rondônia, a expansão dos relacionamentos empresariais, o intercâmbio comercial e a concretização de negócios. O presidente destacou ainda, as parcerias com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, Sebrae, ABDI e Banco da Amazônia, instituições com as quais o Sistema FIERO une forças para fortalecer o setor produtivo, contando ainda com o apoio da classe política.
“Gostaria de sublinhar a nova dimensão que o Estado de Rondônia assume, frente às vantagens competitivas e ao crescimento surpreendente da economia. Rondônia vive um momento de explosão econômica”, afirmou Baú, acrescentando com entusiasmo que “o ambiente é extremamente favorável aos negócios e aos investimentos. Nossa economia está em franco crescimento ao ponto de acompanharmos o ritmo frenético do crescimento chinês”.
Com base em dados recentes, o PIB de Rondônia supera o de importantes regiões brasileiras. O estado cresceu 38% se comparado ao Rio Grande do Sul, 25% a mais que o Ceará e Goiás e acima de 12% em relação ao Paraná   Mais de 151 mil novos empregos surgiram resultantes da abertura de mais de quatro empresas, por dia, no Estado, somente nos últimos 12 meses.
Ainda em seu discurso, Baú disse que o Sistema FIERO propõe um conjunto de ações na Agenda Rondônia 2020 que visa dotar o Estado da infraestrutura necessária ao seu crescimento para a próxima década. “Esta Agenda será lançada no momento em que são concluídas as obras da Saída para o Pacífico. Importante grifar que esta rodovia é a realização de um sonho, que nasceu no berço da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia, há 18 anos, e foi moldado sistematicamente pelos companheiros, engenheiros e ex-presidentes do Sistema, Miguel de Souza, Júlio Miranda e Euzébio Guareschi”. Baú finalizou frisando que é hora de ousar e ampliar os horizontes empresariais.
Após os discursos e agradecimentos, o presidente Denis Baú convidou os presentes a visitarem os estandes dos setores participantes, como construção, confecção, alimentos, gráfico, metal mecânico, madeira móvel.
Programação
 Nesta edição, além da exposição de produtos e serviços da Indústria, a FEIRON conta com a realização do II Seminário Estadual da Indústria, com 25 palestras gratuitas direcionadas aos empresários e estudantes; o II Fórum IEL de Gestão Empresarial, com a participação dos palestrantes Lars Grael, Mário Gazin e João Signorelli e o II Encontro Internacional de Negócios. O encerramento se dará com a programação inédita da FEIRON Fashion, que apresentará a Coleção de Moda Alto Verão 2011, produzida por 27 indústrias do estado de Rondônia.
Fonte: Portal Rondônia ao vivo