Destaques da indústria do DF em dezembro/2010

Diretoria do Sindimam marca presença no 5º encontro nacional da Indústria

O mês de dezembro foi marcado por importantes encontros para a indústria do DF, refletindo diretamente no setor moveleiro. Nos dias 1 e 2/12 foi realizado o 5º Encontro Nacional da Indústria, em São Paulo. O evento focou na competitividade como prioridade estratégica para o avanço do segmento. Mais uma vez o Sindimam marcou presença, representado pelo presidente do Sindicato, José Maria de Jesus, que acompanhou de perto a 5º edição do encontro.

O evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) possibilitou aos empresários e presidentes de sindicatos da indústria brasiliense presentes, um conhecimento amplo sobre o posicionamento do Brasil referente oito tópicos: disponibilidade e custo da mão de obra, disponibilidade e custo de capital, infraestrutura e logística, peso dos tributos, ambientes macro e microeconômico, educação e tecnologia e inovação. O Relatório Competitividade 2010 compara inclusive a atuação do Brasil com 13 países – África do Sul, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coréia, Espanha, Índia, México, Polônia e Rússia.
De acordo com o relatório apresentado pela CNI, o Brasil está em último colocado no quesito disponibilidade e custos de capital, é o 12º em infraestrutura e logística e o 13º em carga tributária. O país só está à frente da África do Sul no quesito disponibilidade e custo da mão de obra e perde para Austrália, Canadá, Rússia, México, China, Polônia, Espanha, Índia e Coréia.

Lula é homenageado pela Indústria do DF

Empresários do setor industrial do DF participaram da homenagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, realizada dia 8/12, no Palácio do Planalto. A premiação é concedida uma vez por ano pela Federação das Indústrias do DF (Fibra) e o presidente da federação, Antônio Rocha, entregou o troféu “Abraço da Indústria” para Lula.

O presidente recebeu o prêmio máximo da Instituição pelo trabalho desenvolvido em defesa do setor produtivo durante os últimos oito anos. Mais uma vez, o Sindimam se fez presente, por meio do presidente do Sindicato, José Maria de Jesus, que participou da cerimônia. A presença da diretoria do Sindimam é fundamental para o enriquecimento do trabalho desenvolvido no Sindicato atualmente.

Para se ter ideia, em 2002 quando Lula assumiu a presidência do Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) do DF era de R$ 63 bilhões e hoje esse valor chega a R$ 117 bilhões. Com o avanço da industrialização distrital é possível identificar um crescimento do setor no PIB do DF, de 7% para 10%, aumento no faturamento, que passou de 12,5%, em 2005, para 28,7%, em 2010 e o profissional empregado subiu de 57,6 mil para 116 mil. Essa é uma comemoração do setor moveleiro e de todos os empresários da indústria do DF.

Cinquentenário da Indústria do DF

A Federação das Indústrias do DF (Fibra) lançou, no dia 16/12, um livro que conta o primeiro cinquentenário da indústria brasiliense: Diário de uma Jovem Indústria. São histórias de pessoas que contribuíram para o crescimento da Capital e traçaram um importante caminho para o desenvolvimento de Brasília, pois aceitaram o mesmo desafio de Juscelino Kubitschek: começar do zero. Esse é um registro nacional, que apresenta a história de 70 pessoas que levantaram a bandeira da indústria na Capital Federal. Além de mostrar a evolução da indústria ao longo dos anos.
Entre os desbravadores do cerrado candango, a obra retrata também a trajetória de vida do presidente do Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário do DF (Sindimam-DF), José Maria de Jesus, desde quando chegou à Brasília, em 1969, com a família até os dias atuais. As dificuldades e conquistas relatadas no livro servem como inspiração para os novos empresários do setor moveleiro e incentivo para aqueles que estão no ramo há anos. Uma coincidência do destino foi a data de nascimento da empresa em que José Maria é proprietário, Mobjetto, e a criação do Sindimam-DF, em 1986.  Vale conferir na íntegra o progresso dos pioneiros da indústria no DF.
O lançamento foi realizado na Federação e contou com a presença de todos os personagens do livro e muitos profissionais do segmento industrial do DF. Tanto os profissionais que integraram o Diário de uma Jovem indústria quanto os participantes do lançamento do livro foram presenteados com a primeira edição do cinqüentenário da indústria. Vale lembrar que o livro não está sendo comercializado, caso alguém tenha interesse na obra pode entrar em contato com a Fibra e solicitar pelo telefone (61) 3362-3800 ou pessoalmente no Setor de Indústria e Abastecimento (SAI), trecho 3, Lote 225, Edifício-sede Federação das Indústrias do Distrito Federal.