Brazilian Furniture volta sua atenção para o mercado norte-americano

O mercado norte-americano está vivendo um período de gradativa, porém constante, melhora em seus índices econômicos, o que vem gerando reflexos positivos na venda dos móveis brasileiros. No primeiro semestre deste ano, foi registrado um incremento da ordem de 11,5% nas exportações para aquele país em relação ao mesmo período do ano passado, com uma evolução no montante comercializado de US$ 36 milhões para US$ 40,2 milhões.

Esse cenário positivo levou a equipe do Projeto Brazilian Furniture a promover no último mês de novembro, em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), três importantes iniciativas na região da Flórida, considerada a principal porta de entrada dos Estados Unidos para a América do Sul.

A primeira foi o Projeto Vendedor Brazilian Furniture e que contou com a participação de nove empresas nacionais. Na oportunidade, Carraro, Imcal, Lopas, Enele, Finestra, Germai, Lukaliam, Multimóvies e Unicasa apresentaram a potenciais revendedores e distribuidores locais o seu extenso portfolio de produtos, de salas de estar, passando por quartos de dormir e quartos infantis até cozinhas e home offices.

Outra ação desenvolvida pelo Brazilian Furniture no mercado norte-americano foi a presença na HD Americas, uma das maiores feiras de design do mundo. Também realizada em Miami, ela tem o público corporativo de alto padrão como foco principal, em particular os hotéis 5 estrelas e os hotéis boutique.

“Foi graças ao evento, do qual participamos pela terceira vez, que pudemos nos aproximar do grupo hoteleiro canadense Four Seasons, que tem diversos empreendimentos planejados para a região da América Latina”, destaca Gustavo Luiz Scola, gerente de exportação da Saccaro. A empresa, aliás, recebeu o prêmio de melhor estande da mostra na categoria “Grande Display”.

Em Boca Raton, o mobiliário brasileiro foi destaque na sexta edição da Arc Interiors. A proposta do evento é aproximar, através de reuniões de negócio previamente agendadas, fornecedores do setor de design de interiores dos mais qualificados especificadores, interior designers e arquitetos norte-americanos.

“O objetivo do Projeto não é o fechamento imediato de negócios, mas sim uma retomada de contato com os principais dealers norte-americanos. Trata-se de um mercado que necessita de uma atenção especial para a construção de um relacionamento de longo prazo”, analisa João Araújo, gerente do Projeto Brazilian Furniture.

Sobre o Projeto Brazilian Furniture – Desenvolvido em parceria pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), pelo Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM) e pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Projeto Brazilian Furniture tem o objetivo de promover as exportações brasileiras e consolidar a imagem de qualidade e credibilidade do móvel fabricado no Brasil. Reunindo atualmente 70 empresas, o Projeto oferece às associadas uma série de benefícios, entre os quais acesso a informações de inteligência comercial e participação em eventos nacionais e internacionais. O Projeto tem como principais mercados-alvo Estados Unidos, México, Peru, Chile, Emirados Árabes Unidos, Colômbia, África do Sul, Rússia e Angola.

Sobre a Apex-Brasil – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A Apex-Brasil apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 81 setores produtivos da economia brasileira, que exportam para mais de 200 mercados. Em parceria com entidades setoriais, a Agência organiza ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais e visitas de compradores estrangeiros e de formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Também produz estudos de inteligência comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui Unidades de Atendimento nos estados brasileiros e Centros de Negócios (CNs) estrategicamente localizados na Ásia (Pequim – China), Oriente Médio (Dubai – Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami – EUA), América Central e Caribe (Havana – Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas – Bélgica), Leste Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda – Angola). Também em Bruxelas, está instalado o Brazilian Business Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil que tem a função de acompanhar as tendências e deliberações da União Europeia que possam afetar as exportações brasileiras. A Agência também coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e na promoção de eventos estratégicos e garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e adensar cadeias produtivas. Para mais informações, visite: www.apexbrasil.com.br

Fonte: MLP Assessoria de Imprensa